Estrutura do Carnaval 2014 em Bananal prevê segurança e alegria em dobro.

  A estrutura organizacional do Carnaval 2014 em Bananal foi concebida para oferecer o dobro de atrações e de segurança em relação ao festejo do ano anterior.

  Se em 2013 a Prefeitura estava sob o impacto de uma crise financeira que resultou num evento moderado, mas organizado com pleno êxito, o reinado de Momo neste ano promete mais organização e melhorias na recepção aos foliões.


   A começar pela orientação a ser prestada no Portal de Entrada da cidade. Uma equipe de jovens distribuirá aos turistas folhetos instrutivos contendo orientações para brincarem o carnaval da melhor forma, acompanhado de um trabalho de conscientização ambiental. Ao mesmo tempo, uma barreira policial irá promover inspeções preventivas nos veículos, coibindo irregularidades na documentação e multando motoristas eventualmente embriagados.

  Se no ano passado houve preocupação em restringir a área destinada à folia no entorno da Praça Pedro Ramos (Largo da Matriz) e trecho principal da rua Manoel de Aguiar, em 2014 os atrativos serão distribuídos em dois ambientes, ampliando a festividade para a Praça Rubião Júnior.

  No ambiente 1, a montagem será feita de forma a possibilitar o fluxo do trânsito durante o dia. Nenhuma estrutura causará o impedimento dos logradouros centrais. A exemplo do ano passado, na Praça da Matriz será erguida uma cobertura, em lona branca antichama, medindo 11x44 metros e altura de 3,5 metros. Além de servir de proteção ao público no caso de chuvas, esse túnel abrigará 7 tendas (4x4 metros) com balcão para servir de praça de alimentação.

  Esse túnel cobrirá o trecho de rua frontal à Matriz, entre as esquinas com as ruas Benedito Vitorino Costa e Dom Epaminondas. Nesta última, subida do lado direito da Igreja Matriz, será montado o palco para shows, com 24 metros quadrados (6x4).

  Completando o Ambiente 1,  na lateral da Praça com a Sorveteria Tio Beppi serão montadas 6 tendas 3x3 metros. No trecho frontal ao Hotel Brasil serão erguidas outras 4 tendas. Todas as tendas serão padronizadas, em modelo chapéu de bruxa na cor branca.

  No ambiente 2, instalado na Praça Rubião Júnior (Largo do Rosário), será montado um palco de 48 metros quadrados (8x6), com uma cobertura em concha, de alumínio e lona branca antichama, medindo 18x22 metros e altura de 8,5 metros. No local, a praça de alimentação terá 4 tendas (3x3 metros) padronizadas como as demais.

  Entre os dois ambientes, 20 banheiros químicos para o público masculino serão instalados no pátio interno do Solar Aguiar Valim. O banheiro público em alvenaria, existente ao lado, será disponibilizado somente para as mulheres. A Prefeitura pretende erradicar o mau cheiro que exala do local intensificando a fiscalização durante o evento e realizando limpeza diária, após  o encerramento dos bailes populares.

  Com a promoção da Caminhada Alcoológica em dois dias (domingo e segunda) a estrutura elaborou também especificações para o trio elétrico.  Ele deverá ter, no mínimo, 13 metros de extensão, com sonorização de qualidade e capacidade de comportar 10 pessoas para a animação do evento.

  Outro ponto de exigência é relativa ao item Segurança. Mesmo com o efetivo de policiais militares aumentado em dobro para este Carnaval, cerca de 30 seguranças particulares trabalharão em consonância com os policiais. Eles devem zelar pela segurança dos foliões e suas famílias, mantendo-se alertas em situações que apresentem suspeitas ou riscos, agindo prontamente para inibir a ação. No caso de ocorrências policiais, contribuirão com a indicação de testemunhas. .Eles também tem a missão de guardar o patrimônio público da cidade.

  A equipe de segurança estará preparada também para prestar informações corretas ao público, sempre com atendimento cortês e postura adequada ao perfil do solicitante.

  Todas essas especificações integraram o edital que definiu a empresa responsável pela organização do carnaval. No processo licitatório que ocorreu a menos de dez dias do evento, a empresa vencedora apresentou proposta de R$ 115 mil para promovê-lo. O valor ficou R$ 30 mil abaixo do montante global inicialmente estipulado pela Prefeitura.
Postagem Anterior Próxima Postagem