1ª fase teve média próxima a 4 gols por partida.


Após 36 jogos disputados ao longo de 2 meses, a primeira fase do Campeonato Municipal de 2017 atingiu uma expressiva média de gols.

Foram assinalados 137 gols pelas 12 equipes, atingindo a média de 3,80 gols por partida.

Pelo regulamento, os times do Grupo A enfrentaram os do Grupo B para, ao final da fase, classificarem-se os dois primeiros de cada chave.

No quesito artilharia, as equipes do Grupo A marcaram mais do que o dobro de gols dos adversários do Grupo B. Foram 95 gols contra 42.

O melhor  ataque da fase inicial foi o do atual campeão municipal, o Manchester. Para atingir 100% de aproveitamento na pontuação, a equipe balançou as redes adversárias 23 vezes nos 6 jogos que disputou. Curiosamente, a média da equipe (3,83) equivale à do campeonato até aqui.

Os outros dois melhores ataques foram de equipes que não avançaram para as semifinais. Mirasserra (19 gols) e Unidos da Cerâmica (17), ambas do Grupo A. O 2º colocado do grupo, o Família, se classificou para a fase seguinte com 15 gols e o 4º melhor ataque.

Nessa hierarquia, com o 5º e o 6º ataques mais efetivos, seguem os dois classificados do Grupo B. Garotos e Nacional marcaram 14 e 13 gols, respectivamente.

Em relação à consistência defensiva, dentre os classificados somente o Família sofreu mais gols do que marcou. Com a defesa vazada 18 vezes, a equipe se classificou mesmo com um saldo de gols negativo.

O Manchester tem também a melhor defesa, com apenas 4 gols sofridos. A defesa do Garotos foi vazada 7 vezes e a do Nacional 6.

A fase semifinal será disputada em dois jogos e começa no domingo, 20 de agosto. Os vencedores disputarão o título nas finais, também em dois jogos.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.