Vereador cobra esclarecimento público do prefeito de Bananal sobre afastamento do cargo.


Na sessão ordinária que marcou o retorno dos vereadores de Bananal ao plenário Ernani Graça no dia 03 de agosto, o vereador Daniel Tressoldi (PV) cobrou do prefeito de Bananal, Jorge da Silva Rodrigues Filho (PSDB), o Peleco, um posicionamento público perante a Câmara para esclarecer o episódio que motivou o seu afastamento do cargo entre os dias 30 de junho e 18 de julho.

A decisão proferida em caráter liminar pelo Juízo da Comarca de Bananal em 1ª instância, a pedido do Ministério Público, foi revertida pela defesa do prefeito no Tribunal de Justiça e ele retomou o cargo em 19 de julho.   

O assunto não foi abordado por nenhum edil no transcorrer da sessão. Após quase duas horas de reunião plenária, Daniel Tressoldi fez sua manifestação na fase de Explicações Pessoais, quando foi o penúltimo a falar: "Eu acho que não adianta tapar o sol com a peneira. Nosso município passa por uma fase difícil (...) O prefeito saiu e retornou (...) Não o vi até agora, mas acho que, no mínimo, seria respeitoso da parte dele vir nessa Casa e apresentar a explicação dele."

O vereador mencionou o recebimento do processo por improbidade e dano ao erário encaminhado pelo Ministério Público ao Legislativo: "Um processo de mais de 700 páginas (...) e a gente é muito cobrado nas ruas (...) Não sei quanto aos demais vereadores, mas todas as pessoas me perguntam qual é a explicação do prefeito. Não sei os outros vereadores, mas eu não sei. Não sei o que responder. Não sei qual é a explicação dele. (...) Não é obrigação dele vir aqui se explicar por um processo cível, mas seria, no mínimo, elegante.

Daniel Tressoldi reafirmou a intenção de apoiar quem estiver disposto a trabalhar por Bananal, independentemente de quem estiver à frente do Poder Executivo e cobrou de Peleco a postura de enfrentar o problema de frente: "Ele tem que aproveitar esse momento que retornou para sacudir a poeira e dar a volta por cima. Se ele se mostrar capaz de mudar e de melhorar ele pode continuar contando com o meu apoio (...) mas ele tem que mostrar a que veio. Já que retornou, que faça por onde merecer os 3 mil e poucos votos que teve. Porque nós aqui na Câmara sofremos com a ineficiência do Poder Executivo".

Ao encerrar seu pronunciamento, o vereador reafirmou a cobrança sobre o prefeito: "Volto a dizer, se ele estiver me escutando: Seria respeitoso vir aqui e dar uma explicação para a gente. A população quer essa explicação e nós vereadores somos os olhos, ouvidos e a boca do povo. É por isso que estou dizendo isso. Não vou me calar em momento nenhum. Não vou me privar, ou ter pudor de criticar o que tiver de criticar ou elogiar o que tiver de elogiar. Espero que o prefeito aceite esse meu convite de vir se explicar para a gente".



Ouça a íntegra do pronunciamento de Daniel Tressoldi no plenário.
   
Postagem Anterior Próxima Postagem