PF prende líder de quadrilha que extraía palmito ilegal no Vale.

S. J. dos Campos (O VALE) - Nesta terça-feira (22/08), a Polícia Federal de São José dos Campos prendeu um dos líderes de uma quadrilha de extrativistas ilegais de palmito no Vale do Paraíba, além de identificar um segundo líder. A investigação é feita em parceria com o Ministério Público Federal de São José.

Cem vidros de palmito, pesando cerca de 50 quilos, foram apreendidos na operação, além de duas caminhonetes e anotações do comércio ilegal da iguaria. Um homem com cerca de 60 anos foi preso em Aparecida e está detido em Cruzeiro. A PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dele, onde foram localizados os vidros com palmito.

Em Cunha, o segundo líder da quadrilha não foi localizado. Na casa dele, a PF encontrou diversos vidros que poderiam ser usados para colocar palmito ilegal.
O palmito é retirado ilegalmente da palmeira juçara, espécie nativa da Mata Atlântica e em risco de extinção. Para obter em torno de 30 centímetros de palmito, os extrativistas cortam até 10 metros de palmeira, que não rebrota. Uma palmeira leva até 10 anos para produzir palmito novamente.
Postagem Anterior Próxima Postagem