Sábado é o ‘Dia D’ para atualizar carteira de vacinação

O ‘Dia D’ da Campanha Estadual de Multivacinação de crianças e adolescentes até 15 anos acontece neste sábado (16). Estarão disponíveis doses contra 18 tipos de doença, entre as quais tuberculose, rotavírus, paralisia infantil, febre amarela, sarampo e HPV. Objetivo é colocar em dia a caderneta de vacinação de cerca de 9,8 milhões de paulistas.
A campanha continuará até 22 de setembro e os profissionais dos postos de vacinação atuarão para conferir e atualizar as cadernetas dos menores de 15 anos e aplicar as doses em atraso de acordo com cada faixa etária, caso seja necessário.

Neste sábado, das 8h às 17h, 314,7 mil profissionais estarão distribuídos em 5,1 mil postos fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo. Também serão mobilizados, em parceria com as prefeituras do Estado, 1.749 carros, 17 ônibus, três barcos, um trem e outros 13 tipos de veículos.
“O ‘Dia D’ é mais uma oportunidade para que os pais ou responsáveis se programem para levar as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. Aproveitamos essa data para reforçar a  importância da imunização para proteger esse público contra as doenças e complicações”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.
Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

Postagem Anterior Próxima Postagem