Carreta da Mamografia começa atendimento em Bananal para mulheres da região.


A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, começou no dia 25 de setembro o atendimento para mulheres de Bananal e região. O serviço irá até o dia 12 de outubro.

A carreta oferece mamografias gratuitamente e está instalada na Praça Rubião Júnior (Largo do Rosário), em frente ao Solar Aguiar Valim, funcionando de 8 às 18 horas. Serão distribuídas 50 senhas por dia no período da manhã, sendo necessário levar RG, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Para mulheres entre 50 e 69 anos de idade não há necessidade de apresentar pedido médico de mamografia para a realização do exame na unidade móvel. Mulheres com menos de 50 anos deverão apresentar o pedido médico.

A unidade móvel conta com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Além do mamógrafo, cada veículo emite laudos com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnósticos por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento. 

Segundo a secretaria estadual de Saúde, desde 2014 as carretas já realizaram mais de 200 mil exames, incluindo mamografias, ultrassonografias e biópsias.

Do total de pacientes atendidas, mais de 2 mil foram direcionadas a centros de referência que integram a rede oncológica de SP para prosseguimento das investigações de alterações identificadas nos laudos.



Postagem Anterior Próxima Postagem