Carreta da Mamografia começa atendimento em Bananal para mulheres da região.


A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, começou no dia 25 de setembro o atendimento para mulheres de Bananal e região. O serviço irá até o dia 12 de outubro.

A carreta oferece mamografias gratuitamente e está instalada na Praça Rubião Júnior (Largo do Rosário), em frente ao Solar Aguiar Valim, funcionando de 8 às 18 horas. Serão distribuídas 50 senhas por dia no período da manhã, sendo necessário levar RG, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Para mulheres entre 50 e 69 anos de idade não há necessidade de apresentar pedido médico de mamografia para a realização do exame na unidade móvel. Mulheres com menos de 50 anos deverão apresentar o pedido médico.

A unidade móvel conta com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

Além do mamógrafo, cada veículo emite laudos com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnósticos por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento. 

Segundo a secretaria estadual de Saúde, desde 2014 as carretas já realizaram mais de 200 mil exames, incluindo mamografias, ultrassonografias e biópsias.

Do total de pacientes atendidas, mais de 2 mil foram direcionadas a centros de referência que integram a rede oncológica de SP para prosseguimento das investigações de alterações identificadas nos laudos.



Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.