Doria anuncia concessão do sistema prisional do estado via PPPs.


Em coletiva nesta sexta (18/01) o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a concessão do sistema prisional do estado à iniciativa privada por meio de Parcerias Público Privadas (PPPs).

As primeiras concessões devem ocorrer ainda em 2019. Como o edital das parcerias será submetido a consultas públicas, o governo não estipulou datas.

Com 171 presídios funcionando, o estado está construindo 12 e com previsão de implantar 3 novos complexos penitenciários ao longo da gestão. Para esses últimos, que devem abrir 12 mil vagas, existe plano para que a construção e a administração fiquem sob a incumbência da iniciativa privada.

Em relação aos presídios em construção, quatro deles serão entregues à gestão privada após concluídos.

Doria mencionou a única experiência neste sentido existente no país, em Ribeirão das Neves, Minas Gerais. Comunicou a visita do Secretario de Administração Penitenciária, Cel. Nivaldo Cesar Restivo, àquela localidade na próxima semana para observações e, posteriormente, também aos Estados Unidos para analisar detalhadamente o modelo norte-americano.

Ao lado do governador na coletiva, Restivo explicou as medidas iniciais a serem adotadas e considerou que o novo modelo deve melhorar a ressocialização dos presos, ampliando a oferta de trabalho e de educação básica e profissionalizante. "Vamos basear a gestão em critérios de qualidade, oferecendo um parque fabril interno capaz de ressocializar o apenado e dar a ele condições de retornar à sociedade."

Outros dois assuntos foram pautados por Doria na coletiva: a desburocratização no pagamento de tributos do estado através de cartão de crédito e a implantação de um fundo imobiliário que vai incorporar 264 imóveis em 56 municípios para ser negociado na bolsa de valores. O fundo pretende capitalizar R$ 1 bilhão para investimentos prioritários em saúde, educação, segurança pública e habitação.  

Veja abaixo o vídeo da coletiva sobre o novo sistema prisional (primeiros 12 minutos), seguido pelos outros assuntos mencionados.  

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.