Prefeitura e Câmara apresentam PLs concedendo 3,75% de reposição inflacionária para seus servidores.


No transcorrer da penúltima semana de janeiro, Prefeitura e Câmara Municipal de Bananal protocolaram os dois primeiros Projetos de Lei (PLs) de 2019 a serem apreciados pelos vereadores. Neles, os poderes locais concedem 3,75% de Revisão Geral Anual no salário-base de seus respectivos servidores e nos proventos dos inativos e pensionistas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).

Previsto no artigo 119 da Lei Orgânica do Município, a Revisão Geral Anual é uma recomposição da perda inflacionária dos últimos 12 meses, baseada nos indicadores oficiais do IPC-A (Índice Nacional de Preços ao Consumidor - Amplo).

O efeito do reajuste é retroativo a 1º de janeiro e a alteração dos valores na Tabela de Vencimentos consta em anexos dos dois Projetos de Lei.

Na justificativa encaminhada junto ao PL nº 001/2019, datado de 22 de janeiro, o prefeito em exercício, Carlindo Nogueira Rodrigues (Piá), endossa o intuito da proposta: "Pretendendo sempre dignificar e manter o compromisso com os servidores municipais ativos, inativos e seus dependentes, propomos a reposição e contamos com a aprovação deste Projeto de Lei, para que os reflexos desta medida já possam ser assegurados aos servidores ainda no mês de janeiro".

O cálculo do impacto orçamentário-financeiro do reajuste nos cofres da Prefeitura não acompanhou a proposta, segundo a justificativa, por se tratar de revisão de remuneração de servidores municipais com previsão constitucional, em consonância com dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

No mesmo sentido, o PL nº 002/2019, elaborado pela Mesa Diretora da Câmara com data de 23 de janeiro, concede o índice de 3,75% para a recomposição da perda inflacionária nos vencimentos dos servidores do Poder Legislativo.

Veja abaixo os dois Projetos de Lei protocolados na Secretaria da Câmara. 





Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.