Som da Bocaina traz Nicolas de Souza Barros, especialista em instrumentos eruditos de cordas.



Nicolas de Souza Barros, um dos maiores especialistas em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas e inovador do violão de 8 cordas, é a atração deste sábado (09/02) do projeto Som da Bocaina, da AMOVALE. A apresentação no Solar Aguiar Valim está marcada para as 20h30.

Multi-instrumentista, Barros se notabilizou ao transpor para o violão de 8 cordas várias obras compostas originalmente para o piano.

Em 2017, ele lançou o disco "Chora Violão", reunindo músicas de Ernesto Nazareth, Francisco Mignone e Henrique Alves de Mesquita, num desafio que ganhou manchetes nos principais jornais do país.

Ao jornal O Globo ele declarou: "A minha relação com o violão de oito cordas com afinação estendida começou em 2004. Pode-se dizer que é um instrumento muito complexo. O início dos estudos é penoso, mas depois ele oferece um leque de possibilidades maravilhoso ao músico." 

A afinação estendida utiliza uma corda mais grave e outra mais aguda em relação ao acordoamento do violão tradicional. A corda mais aguda foi uma novidade dos anos 1990, que possibilita um aumento significativo dos acordes, gerando maiores opções nas desafiantes transcrições de obras pianísticas.

Em seus recitais, o violinista costuma executar também obras de Debussy e Isaac Albéniz, entre outros.

Professor de música da UniRio, onde também coordena o Mestrado Profissional em Música, Nicolas de Souza Barros tem ainda experiências com alaúdes, vihuela e guitarras barroca e romântica.

Para conferir o talento do artista, clique aqui ou na imagem abaixo para assistir sua apresentação especial no programa  "Partituras" da TV Brasil.



Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.