Som da Bocaina traz Nicolas de Souza Barros, especialista em instrumentos eruditos de cordas.



Nicolas de Souza Barros, um dos maiores especialistas em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas e inovador do violão de 8 cordas, é a atração deste sábado (09/02) do projeto Som da Bocaina, da AMOVALE. A apresentação no Solar Aguiar Valim está marcada para as 20h30.

Multi-instrumentista, Barros se notabilizou ao transpor para o violão de 8 cordas várias obras compostas originalmente para o piano.

Em 2017, ele lançou o disco "Chora Violão", reunindo músicas de Ernesto Nazareth, Francisco Mignone e Henrique Alves de Mesquita, num desafio que ganhou manchetes nos principais jornais do país.

Ao jornal O Globo ele declarou: "A minha relação com o violão de oito cordas com afinação estendida começou em 2004. Pode-se dizer que é um instrumento muito complexo. O início dos estudos é penoso, mas depois ele oferece um leque de possibilidades maravilhoso ao músico." 

A afinação estendida utiliza uma corda mais grave e outra mais aguda em relação ao acordoamento do violão tradicional. A corda mais aguda foi uma novidade dos anos 1990, que possibilita um aumento significativo dos acordes, gerando maiores opções nas desafiantes transcrições de obras pianísticas.

Em seus recitais, o violinista costuma executar também obras de Debussy e Isaac Albéniz, entre outros.

Professor de música da UniRio, onde também coordena o Mestrado Profissional em Música, Nicolas de Souza Barros tem ainda experiências com alaúdes, vihuela e guitarras barroca e romântica.

Para conferir o talento do artista, clique aqui ou na imagem abaixo para assistir sua apresentação especial no programa  "Partituras" da TV Brasil.



Postagem Anterior Próxima Postagem