AMOVALE mobiliza plantio de 9.600 mudas de árvores em nascentes do rio Bananal neste domingo (24).



No dia em que completa 6 anos de fundação, a AMOVALE - Associação de Moradores e Amigos do Vale da Bocaina, promove mais uma ação de preservação ambiental no município de Bananal. 

A partir das 9 horas da manhã deste domingo (24/3), realiza-se pela 6ª vez uma Expedição ao rio Bananal para o plantio de árvores nativas em suas margens.

Serão 9.600 mudas doadas pela CEDAE, Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro, a serem plantadas em duas áreas de nascentes do rio Bananal, no entorno das fazendas Santa Bárbara e São José do Campinho.


A ação de plantio compõe o início de um projeto de compensação ambiental da Concessionaria Tamoios em Bananal e conta com a importante orientação da ONG Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba.

À Gazeta de Bananal, representantes da AMOVALE externaram sua gratidão aos colaboradores que viabilizaram a execução do projeto. "Somos gratos ao Marcelo, Presidente da Tamoios e ao nosso amigo bananalense João Rímoli, além do pessoal maravilhoso do Corredor Ecológico".

A concessionária e a ONG firmaram parceria para a execução do Projeto Tamoios, com o objetivo de restaurar centenas de milhares de hectares de áreas de nascentes e de matas ciliares da região valeparaibana com aproximadamente 350 mil mudas de árvores nativas.

Segundo a ONG Corredor Ecológico, "os plantios são feitos de forma estratégica, trazendo conectividade e proporcionando mobilização social e educação ambiental para as comunidades do entorno das áreas de plantio".


Com sua expertise nessas ações de plantio, uma equipe do Corredor Ecológico está em Bananal desde quinta-feira (21) e já fez o reconhecimento de campo. As mudas chegaram dois dias antes e foram descarregadas no viveiro de mudas da AMOVALE, local que servirá de base para a ação deste domingo, no Km 8 da SP-247.

A AMOVALE já divulgou convite pelas redes sociais, dirigido às famílias em geral, para mais esse ato de amor à natureza. 



AÇÕES DA AMOVALE

Formalmente criada em 24 de março de 2013, ao longo de sua existência a AMOVALE já promoveu um incontável número de ações de preservação de nascentes do rio Bananal e da mata ciliar em áreas do município.

Em algumas delas, os plantios vieram acompanhados de ações práticas de educação ambiental com alunos da rede pública municipal e estadual e de instituições religiosas locais.

Em uma delas, em novembro de 2016, um mutirão de plantio na fazenda Mato Dentro para recuperação da mata ciliar mobilizou os Desbravadores "Pioneiros do Vale" de Bananal, ligados à Igreja Adventista do Sétimo Dia.  

Em fevereiro de 2017, pelo projeto de Recuperação de Nascentes, mobilizou alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Visconde de São Laurindo no plantio de 350 mudas no alto da encosta da fazenda São José do Campinho, Km 8 da estrada para a Bocaina (SP-247).

Veja abaixo os vídeos que registraram essas ações de conscientização ambiental e práticas de plantio.




Mutirão de plantio para recuperação de mata ciliar com a participação dos Desbravadores de Bananal, em 20/11/2016.
Vídeo: Beto Campos - Youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem