Dia Mundial da Água: Desenvolve SP incentiva redução de consumo


Instituição financeira do Governo paulista possui linhas de crédito para apoiar empresas e prefeituras na preservação do recurso natural

Do Portal do Governo de São Paulo

Apenas 2,4% da água disponível no planeta são doce e somente 0,02% está disponível para consumo. Dessa pequena quantia, grande parcela encontra-se poluída. A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que até 2050, aproximadamente 45% da população não terão a quantidade mínima de água necessária para sua subsistência.
Em todo o planeta pelo menos 2,2 milhões de pessoas morrem em decorrência de água contaminada e sem tratamento. Segundo estimativas, três entre cada dez pessoas não têm acesso a água potável segura.
Diante deste cenário cada vez mais alarmante, o uso racional e consciente da água se torna mais urgente. No Estado de São Paulo, a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), oferece opções de financiamento para apoiar empresas e prefeituras na preservação do recurso natural mais valioso do planeta.
A linha Economia Verde, por exemplo, pode ser contratada para investimentos ligados à preservação de nascentes e mananciais, além de projetos de eficiência energética que promovam a redução do consumo e perda de água e energia elétrica.
Já a linha Água Limpa tem como objetivo financiar a construção e revitalização de estações de tratamento de esgoto e água, bem como toda a infraestrutura de coleta dos municípios.
A boa noticia é que estas linhas de financiamento possuem as melhores condições de financiamento da instituição. Para empresas as taxas de juros partem de 0,17% ao mês (+SELIC), com prazo de pagamento de até 10 anos e até dois anos de carência.
Já para as prefeituras as taxas partem de 0,25% ao mês (+SELIC) com prazos de até 6 anos e até um ano de carência, sendo que, em alguns casos, o governo paulista concede a isenção da taxa de juros para as administrações que se mantém adimplentes.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.