Dia Mundial da Água: Desenvolve SP incentiva redução de consumo


Instituição financeira do Governo paulista possui linhas de crédito para apoiar empresas e prefeituras na preservação do recurso natural

Do Portal do Governo de São Paulo

Apenas 2,4% da água disponível no planeta são doce e somente 0,02% está disponível para consumo. Dessa pequena quantia, grande parcela encontra-se poluída. A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que até 2050, aproximadamente 45% da população não terão a quantidade mínima de água necessária para sua subsistência.
Em todo o planeta pelo menos 2,2 milhões de pessoas morrem em decorrência de água contaminada e sem tratamento. Segundo estimativas, três entre cada dez pessoas não têm acesso a água potável segura.
Diante deste cenário cada vez mais alarmante, o uso racional e consciente da água se torna mais urgente. No Estado de São Paulo, a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), oferece opções de financiamento para apoiar empresas e prefeituras na preservação do recurso natural mais valioso do planeta.
A linha Economia Verde, por exemplo, pode ser contratada para investimentos ligados à preservação de nascentes e mananciais, além de projetos de eficiência energética que promovam a redução do consumo e perda de água e energia elétrica.
Já a linha Água Limpa tem como objetivo financiar a construção e revitalização de estações de tratamento de esgoto e água, bem como toda a infraestrutura de coleta dos municípios.
A boa noticia é que estas linhas de financiamento possuem as melhores condições de financiamento da instituição. Para empresas as taxas de juros partem de 0,17% ao mês (+SELIC), com prazo de pagamento de até 10 anos e até dois anos de carência.
Já para as prefeituras as taxas partem de 0,25% ao mês (+SELIC) com prazos de até 6 anos e até um ano de carência, sendo que, em alguns casos, o governo paulista concede a isenção da taxa de juros para as administrações que se mantém adimplentes.
Postagem Anterior Próxima Postagem