Gazeta de Bananal muda divulgação de notícias pelo Facebook e incentiva acesso direto pelo seu site.



Nova política do Facebook, que passa a restringir links externos de conteúdo jornalístico para priorizar "posts de amigos e família", muda forma do jornal divulgar suas notícias naquela rede social.


A partir desta semana, a Gazeta de Bananal vai intensificar o incentivo a seus milhares de seguidores no Facebook para acessarem diretamente o site oficial do jornal (www.gazetadebananal.com) para lerem as notícias.

Os leitores devem digitar o endereço gazetadebananal.com em seu navegador de internet ou marcar o endereço na aba de favoritos.

As notícias com links pelo Facebook ficarão suspensas temporariamente.

A mudança ocorre em função da nova política de conteúdo do Facebook, que alterou seus algoritmos para restringir links externos para sites de notícias.

Desde ontem, a GAZETA DE BANANAL teve seu conteúdo com links para o site restringido pela rede social. A medida será estendida gradualmente pelo Facebook a todos os sites de conteúdo jornalístico.

Recentemente, em sua página, o CEO do Facebook disse que uma pesquisa feita internamente mostra que “quando nós usamos as redes sociais para nos conectarmos com pessoas que gostamos, pode ser bom para nosso bem-estar”. Segundo ele, esse é o objetivo da sua plataforma. “Uma vez que há mais conteúdo público do que posts de amigos e da família, o feed afastou-se da coisa mais importante que o Facebook pode fazer: ajudar a nos conectarmos uns com os outros”.

A medida desagradou vários órgãos de imprensa. Como forma de protesto, em fevereiro deste ano, o jornal Folha de S. Paulo deixou de atualizar sua página no Facebook com notícias.

O editor da GAZETA DE BANANAL, Ricardo Nogueira, que coordena o projeto digital do jornal, descarta abandonar a rede social. "Não vamos chegar ao extremo da Folha de S. Paulo. Já comunicamos ao Facebook que não violamos sua política, pedimos revisão de posicionamento, mas vamos respeitar a decisão. Acreditamos que ela não vai perdurar por muito tempo e os responsáveis pelo Facebook entenderão que não é uma boa medida. Até lá, vamos continuar fazendo chamadas para as notícias sem os links, mobilizando nossos milhares de seguidores a acessarem o site pelo endereço eletrônico do jornal: gazetadebananal.com. Será até bom, porque o leitor poderá mudar seu hábito e visualizar a página principal do site com todas as notícias de Bananal, da região e do Brasil. Além do mais, em breve começaremos a divulgar nossas notícias em podcasts (áudios) e o Facebook será uma ferramenta importante de divulgação", declarou.

Importante salientar que a publicação de notícias com links continuam a ser publicadas pela GAZETA DE BANANAL em sua página no Twitter: https://twitter.com/bananalsponline.

Clique na imagem abaixo e siga a GAZETA DE BANANAL também pelo Twitter.




Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.