Gazeta de Bananal muda divulgação de notícias pelo Facebook e incentiva acesso direto pelo seu site.



Nova política do Facebook, que passa a restringir links externos de conteúdo jornalístico para priorizar "posts de amigos e família", muda forma do jornal divulgar suas notícias naquela rede social.


A partir desta semana, a Gazeta de Bananal vai intensificar o incentivo a seus milhares de seguidores no Facebook para acessarem diretamente o site oficial do jornal (www.gazetadebananal.com) para lerem as notícias.

Os leitores devem digitar o endereço gazetadebananal.com em seu navegador de internet ou marcar o endereço na aba de favoritos.

As notícias com links pelo Facebook ficarão suspensas temporariamente.

A mudança ocorre em função da nova política de conteúdo do Facebook, que alterou seus algoritmos para restringir links externos para sites de notícias.

Desde ontem, a GAZETA DE BANANAL teve seu conteúdo com links para o site restringido pela rede social. A medida será estendida gradualmente pelo Facebook a todos os sites de conteúdo jornalístico.

Recentemente, em sua página, o CEO do Facebook disse que uma pesquisa feita internamente mostra que “quando nós usamos as redes sociais para nos conectarmos com pessoas que gostamos, pode ser bom para nosso bem-estar”. Segundo ele, esse é o objetivo da sua plataforma. “Uma vez que há mais conteúdo público do que posts de amigos e da família, o feed afastou-se da coisa mais importante que o Facebook pode fazer: ajudar a nos conectarmos uns com os outros”.

A medida desagradou vários órgãos de imprensa. Como forma de protesto, em fevereiro deste ano, o jornal Folha de S. Paulo deixou de atualizar sua página no Facebook com notícias.

O editor da GAZETA DE BANANAL, Ricardo Nogueira, que coordena o projeto digital do jornal, descarta abandonar a rede social. "Não vamos chegar ao extremo da Folha de S. Paulo. Já comunicamos ao Facebook que não violamos sua política, pedimos revisão de posicionamento, mas vamos respeitar a decisão. Acreditamos que ela não vai perdurar por muito tempo e os responsáveis pelo Facebook entenderão que não é uma boa medida. Até lá, vamos continuar fazendo chamadas para as notícias sem os links, mobilizando nossos milhares de seguidores a acessarem o site pelo endereço eletrônico do jornal: gazetadebananal.com. Será até bom, porque o leitor poderá mudar seu hábito e visualizar a página principal do site com todas as notícias de Bananal, da região e do Brasil. Além do mais, em breve começaremos a divulgar nossas notícias em podcasts (áudios) e o Facebook será uma ferramenta importante de divulgação", declarou.

Importante salientar que a publicação de notícias com links continuam a ser publicadas pela GAZETA DE BANANAL em sua página no Twitter: https://twitter.com/bananalsponline.

Clique na imagem abaixo e siga a GAZETA DE BANANAL também pelo Twitter.




Postagem Anterior Próxima Postagem