Estados do Sul e Sudeste celebram Termo de Compromisso para Integração de políticas


Documento foi assinado por Governadores e Vices durante reunião no Palácio dos Bandeirantes

Os Governadores de Estados que integram as regiões Sul e Sudeste firmaram um Termo de Compromisso para Integração das Políticas Públicas do Cosud (Consórcio de Integração Sul e Sudeste). Clique aqui e leia o termo na íntegra.
Governadores e Vices ainda celebraram um protocolo de intenções em que se comprometem a manter cooperação para a melhora da qualidade na prestação dos serviços públicos, apoio à Reforma da Previdência, crescimento econômico e geração de empregos. O protocolo pode ser conferido neste link.
Os documentos foram assinados na tarde de sábado (27/4), no Palácio dos Bandeirantes, durante a segunda reunião do Cosud. O governador João Doria recebeu os Governadores Romeu Zema (MG), Renato Casagrande (ES), Carlos Moisés (SC) e Eduardo Leite (RS), além dos Vices Cláudio Castro (RJ) e Darci Piana (PR).
O Termo de Compromisso tem o objetivo de dinamizar o desenvolvimento das duas regiões, que juntas representam 70% da economia do País. Os Estados vão fazer políticas integradas em áreas como Desenvolvimento Econômico (desenvolvimento regional, agricultura, turismo, ciência e tecnologia), Educação, Fazenda e Planejamento, Infraestrutura e Meio Ambiente, Saúde Pública, Segurança Pública e Administração Penitenciária, além de Transportes e Logística.
O documento assinado pelos Governadores e Vices também dá destaque para as Reformas Estruturantes, discutidas em âmbito nacional. Eles concordam, por exemplo, em estudar medidas relativas à renegociação dos débitos estaduais com a União, reavaliar o sistema de acúmulo e regularização do recebimento de créditos de ICMS decorrentes de exportação e ainda apoiar a reforma tributária e a reforma da Previdência.
“A reforma da Previdência deverá alcançar uma economia em torno de R$ 800 bilhões. Isto é substantivo para o País, para o equilíbrio fiscal no plano federal e igualmente haverá um reflexo disso no plano dos Estados e municípios. Havendo a reforma e sendo aprovada em julho, que é nossa expectativa, as comportas de investimentos nacionais e, sobretudo internacionais, serão abertas ao Brasil e o benefício é geral”, destacou Doria.
Já no protocolo de intenções, os Governadores e Vices manifestaram o compromisso de compartilhamento de informações técnicas relativas aos mais diversos temas da administração pública. O plano de cooperação será estabelecido anualmente e prevê a elaboração de relatórios periódicos sobre os trabalhos desenvolvidos, inclusive com sugestões de medidas futuras.
Confira abaixo a coletiva de imprensa dos governadores do Cosud

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.