Gazeta de Bananal finaliza preparo do portal para mídias digitais. Podcasts começam nesta semana.


A Gazeta de Bananal finalizou o preparo de seu portal de notícias (gazetadebananal.com) para a inserção de diferentes mídias digitais. As novidades em setembro começam pelas informações em áudios com notícias e entrevistas nos podcasts apresentados pelo jornalista Ricardo Nogueira, editor responsável do jornal.

Conforme anunciado meses atrás, os podcasts de notícias levam o nome "Voz do Município", uma homenagem ao jornal impresso que circulou na cidade nos anos 80. A Gazeta de Bananal terá também podcasts temáticos, abordando assuntos específicos nas áreas de saúde, direitos do cidadão, esportes, meio ambiente, cultura e outros segmentos, sempre trazendo convidados com expertise no assunto tratado.

"Certamente os leitores mais assíduos notaram uma diminuição na periodicidade de nossas postagens. Isso ocorreu porque precisávamos melhorar o site para a inserção dos outros tipos de mídia. Prepará-lo, por exemplo, para não sofrer travamentos no caso de vários acessos simultâneos a um player de áudio", ressalta Ricardo Nogueira.

"Em nossa fase experimental, em junho, isso ocorreu e constatamos a necessidade de melhorias. Isso até abre brecha para, mais uma vez, agradecermos nossos amigos leitores, pois preparamos o site para uma demanda de município de pequeno porte, mas vimos que notícias sobre Bananal ultrapassam, em muito, nossas fronteiras", destaca o jornalista.

Os podcasts de notícias e informações são uma tendência mundial do jornalismo. A grande vantagem, além de atender àqueles que possuem alguma limitação para ler notícias, é ter acesso à informação a qualquer hora do dia ou da noite. O ouvinte pode escolher o momento e o local que lhe for mais apropriado para ouvir os podcasts.

"Por enquanto, os podcasts serão inseridos aos poucos, em dias determinados, mas a meta, para daqui alguns meses, é o internauta saber que todo dia terá um podcast diferente para ouvir", enfatiza Ricardo Nogueira.


Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.