Brigadistas voltam a combater focos de incêndio na Serra da Bocaina em Bananal


Focos debelados em locais distintos nos dias 16 e 17 atingiram mais de 20 mil m² de área preservada

Brigadistas voluntários em Bananal atuaram novamente no combate a focos de incêndio por dois dias seguidos na área de amortecimento da Serra da Bocaina em Bananal. Ao longo da SP-247, rodovia que liga o centro da cidade aos sertões da Bocaina, incluindo a Estação Ecológica Bananal (EEB), eles debelaram focos nas imediações do Km 06 na quarta-feira (16) e no Km 11 na quinta-feira (17). Este último de maiores proporções por ficar concentrado em área de difícil acesso.


Capitaneadas pela AMOVALE - Associação de Moradores e Amigos do Vale da Bocaina, as ações são deflagradas com o alerta dado pelas redes sociais a um grupo específico formado para essas ocasiões. As ações são integradas com outros órgãos, como a própria EEB, e associações de moradores, como a AMPSA.

Munidos de abafadores, bombas costais e outros utensílios para o combate direto às chamas, cerca de 15 voluntários se embrenharam na mata.

Na quarta-feira (16), nem mesmo o horário da convocação, à noite, impediu que eles saíssem de seus lares e se habilitassem à valorosa e abnegada missão de impedir a propagação dos focos de incêndio. Segundo estimativa das equipes de trabalho, mais de 20 mil m² da mata foram atingidos naquele dia.


O alerta do incêndio de quinta-feira (17) foi dado no início da tarde e os trabalhos se estenderam até a noite, demandando uma ação contínua dos voluntários por aproximadamente 7 horas ininterruptas. Muitos deles receberam o novo alerta quando ainda descansavam do trabalho efetuado na véspera.

As ações do grupo foram registradas em fotos e vídeos capturados pelos voluntários e divulgados pela AMOVALE nas redes sociais.

Embora haja suspeitas, ainda não é possível afirmar oficialmente se os focos tiveram origem criminosa.









Postagem Anterior Próxima Postagem