Brigadistas voltam a combater focos de incêndio na Serra da Bocaina em Bananal


Focos debelados em locais distintos nos dias 16 e 17 atingiram mais de 20 mil m² de área preservada

Brigadistas voluntários em Bananal atuaram novamente no combate a focos de incêndio por dois dias seguidos na área de amortecimento da Serra da Bocaina em Bananal. Ao longo da SP-247, rodovia que liga o centro da cidade aos sertões da Bocaina, incluindo a Estação Ecológica Bananal (EEB), eles debelaram focos nas imediações do Km 06 na quarta-feira (16) e no Km 11 na quinta-feira (17). Este último de maiores proporções por ficar concentrado em área de difícil acesso.


Capitaneadas pela AMOVALE - Associação de Moradores e Amigos do Vale da Bocaina, as ações são deflagradas com o alerta dado pelas redes sociais a um grupo específico formado para essas ocasiões. As ações são integradas com outros órgãos, como a própria EEB, e associações de moradores, como a AMPSA.

Munidos de abafadores, bombas costais e outros utensílios para o combate direto às chamas, cerca de 15 voluntários se embrenharam na mata.

Na quarta-feira (16), nem mesmo o horário da convocação, à noite, impediu que eles saíssem de seus lares e se habilitassem à valorosa e abnegada missão de impedir a propagação dos focos de incêndio. Segundo estimativa das equipes de trabalho, mais de 20 mil m² da mata foram atingidos naquele dia.


O alerta do incêndio de quinta-feira (17) foi dado no início da tarde e os trabalhos se estenderam até a noite, demandando uma ação contínua dos voluntários por aproximadamente 7 horas ininterruptas. Muitos deles receberam o novo alerta quando ainda descansavam do trabalho efetuado na véspera.

As ações do grupo foram registradas em fotos e vídeos capturados pelos voluntários e divulgados pela AMOVALE nas redes sociais.

Embora haja suspeitas, ainda não é possível afirmar oficialmente se os focos tiveram origem criminosa.









Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.