Defesa Civil alerta para chuvas e raios na região. Volume de chuva em Bananal ficará em torno de 35 mm entre 2 e 5 de janeiro.

Previsão válida até sexta-feira (3) indica passagem de frente fria que deve provocar tempestades e ventos fortes

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a previsão de chuvas fortes, com ventos e raios, na faixa leste do Estado de São Paulo, que compreende as regiões do Vale do Ribeira, Baixada Santista, Litoral Norte, Sorocaba, Vale do Paraíba, Grande São Paulo e Campinas. A previsão é válida até esta sexta-feira (3).
O alerta deve-se a passagem de uma nova frente fria sobre o Estado. As chuvas mais intensas são aguardadas para esta quinta-feira (2), com longa duração e risco para alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra.
A frente fria começa a se afastar na sexta-feira (3), porém ainda podem ser observadas pancadas de chuva forte no Vale do Paraíba e Regional de Campinas.
Climatempo
No mesmo sentido da Defesa Civil, o Climatempo prevê, a partir desta quinta-feira, 2 de janeiro, que as condições para chuva aumentam sobre o estado de São Paulo e os paulistas devem se preparar para problemas com chuva nos próximos dias.

A combinação do ar muito quente e úmido, de uma grande área de baixa pressão atmosférica e da passagem de uma frente fria pela costa de São Paulo vão formar grandes áreas de instabilidade sobre o estado de São Paulo. Estas áreas de instabilidade vão persistir por vários dias e provocam muita chuva até domingo

quinta-feira, 2 de janeiro, é de alerta para chuva forte e volumosa em todas as regiões do estado de São Paulo.  Áreas de instabilidade ficam o dia todo o sobre o estado e provocam chuva desde a madrugada. As condições para chuva são altas em todos os períodos do dia até a noite.

A chuva desta quinta-feira tem potencial para alagamentos nos centros urbanos, inclusive sobre a Grande São Paulo.

Bananal 

Em Bananal a previsão entre quinta (2) e domingo (5) é de sol com muitas nuvens durante o dia, períodos de nublado e chuva a qualquer hora.

As probabilidades de chuva nos quatro dias giram em torno de 90% em volumes que variam entre 32 e 35 mm.



Dicas de segurança durante tempestades
Rodovias e estradas: Se estiver dirigindo, procure um local coberto e seguro e aguarde o tempo melhorar.
Enxurradas: Nunca enfrente enxurradas ou atravesse vias alagadas, pois águas de inundação são pesadas e violentas. Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar um veículo.
Áreas descobertas: Se estiver em locais como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente e procure áreas cobertas e seguras.
Chuvas com raios: Mantenha distância de objetos altos e isolados ou metálicos, como árvores e guarda-sol. Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas.
Trovoadas: Ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos.
Deslizamentos: Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.