Internautas se confundem com notícia sobre previsão de 200 mm de chuva em Rio Bananal, no Espírito Santo, e causam apreensão nas redes


Notícia divulgada em portal de município "quase" homônimo de Bananal, localizado no Espírito Santo, confundiu internautas e foi compartilhada na cidade e na região Sul Fluminense 

Ainda sob o impacto das chuvas que caíram sobre o Vale do Paraíba - paulista e fluminense -, na última semana, internautas ficaram apreensivos com a notícia sobre a previsão de uma chuva de 200 mm que pode provocar enchentes em Rio Bananal.

Embora verdadeira, a notícia divulgada pelo site "Bananal Online", do estado do Espírito Santo, se refere ao município capixaba de Rio Bananal, localizado a mais de 800 Km de distância de Bananal e da região valeparaibana.

O nome, homônimo ao rio Bananal que nasce na Serra da Bocaina, também se assemelha ao do nosso município, que faz divisa com o estado do Rio de Janeiro.



Links da notícia foram compartilhados por internautas de Bananal, Barra Mansa e outras localidades do Sul Fluminense. A confusão com o nome levou muitos a acreditarem que se tratava do rio Bananal, que desemboca em Barra Mansa e costuma provocar cheias no município vizinho aumentando o volume do rio Barra Mansa.

A confusão, provavelmente, foi provocada involuntariamente por internautas que não prestam muita atenção na manchete e não clicam para ler a notícia antes de compartilhar.

A redação da Gazeta de Bananal recebeu dezenas de perguntas, através das redes sociais e por e-mail sobre a veracidade da notícia. Até mesmo a página do Monitoramento Climático Fluminense no Facebook teve que desfazer o mal entendido porque a notícia estava se espalhando e provocando apreensão.

A previsão do Climatempo para Bananal nos próximos dias segue dentro da normalidade. As probabilidades de chuva no município continuam altas no transcorrer da semana, mas o volume de chuvas, entre esta segunda (20) e sexta-feira (24), deverá ficar entre 13 e 35 mm. No sábado, o volume previsto é de 9 mm e no domingo apenas 3 mm.  


Postagem Anterior Próxima Postagem