Mônica Alvarenga fala sobre paisagismo elaborado na reforma da principal praça de Bananal


A paisagista Mônica Alvarenga foi surpreendida, meses atrás, por um convite da prefeitura de Bananal para idealizar o projeto de jardinagem na Praça Pedro Ramos, principal espaço de lazer em frente à Igreja Matriz. Com o exíguo tempo de 48 horas, ela aceitou graciosamente o desafio e elaborou o embelezamento do local com o cultivo de plantas e flores que caíram no agrado da população na recente reinauguração da praça no dia 21 de dezembro.

Tão importante quanto gostar e apreciar a praça repaginada é entender o trabalho ali executado, não apenas para valorizá-lo, mas também para protegê-lo e atuar na preservação de sua beleza.

Após a solenidade de entrega da obra, Mônica Alvarenga, com a simpatia que lhe é peculiar, falou à Gazeta de Bananal sobre o trabalho que aceitou fazer sem cobrar um único centavo dos cofres públicos porque "já é uma bananalense de coração".

Ela detalhou os estudos científicos que embasaram o projeto paisagístico e revelou uma ótima notícia para quem gostou da nova configuração do espaço: A praça vai ficar ainda mais bonita.

Inicialmente ela falou sobre o convite e o desafio de elaborar o projeto em apenas 2 dias.



No detalhamento das espécies cultivadas, Mônica esclareceu que, respaldada em estudos científicos da Fiocruz, as bromélias plantadas nos canteiros da praça não oferecem qualquer risco de atrair o mosquito Aedes aegypti.


Por fim, a paisagista detalhou a diversidade das espécies plantadas, buscando um manejo simples, barato e auto-sustentável.


Cabe agora à população, tanto quanto às autoridades constituídas, atuar na preservação da praça Pedro Ramos e, paralelamente, galgar novas metas de embelezamento de outros logradouros espalhados pelos bairros da cidade.





















Postagem Anterior Próxima Postagem