Bananal mantém quadro epidemiológico pelo segundo dia consecutivo


Bananal mantém em seu quadro epidemiológico os dois casos de suspeita de coronavírus registrados no domingo (22). Desde ontem (23), foram incluídos também no boletim diário 6 casos de isolamento domiciliar, item que habitualmente não consta nos boletins dos outros municípios. A Secretaria de Saúde achou por bem incluir os dados para aumentar ainda mais a transparência da informação prestada à população.

O isolamento domiciliar se refere a casos de pessoas que apresentam alguns dos sintomas e devem ficar em quarentena dentro de suas casas, monitoradas pelos profissionais da saúde do município.

Os outros 5 municípios do extremo leste do Vale Histórico continuam com os indicadores zerados.


Na RM Vale os números divulgados até as 21 horas desta terça-feira mostram 10 casos confirmados da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus. São 7 casos em São José dos Campos, 1 em Taubaté e 2 em São Sebastião.

Algumas prefeituras já começam a divulgar apenas as notificações de pacientes suspeitos e positivos internados graves ou críticos, além de óbitos. O governo paulista estabeleceu que os exames de diagnóstico do vírus serão solicitados apenas para esse grupo. Profissionais da saúde eventualmente vitimados pela doença também serão incluídos.

Sendo assim, casos descartados e suspeitos sem internação ou gravidade, como é o caso de Bananal, não entrariam na listagem para exames. Pacientes assintomáticos ou com síndrome viral leve, com orientação de isolamento domiciliar, não serão mais submetidos ao teste para confirmação da Covid-19.

Nos boletins epidemiológicos mais recentes, São José dos Campos tinha 124 casos suspeitos e Taubaté 136. As duas prefeituras não irão mais informar esses dados.

Hoje, Cachoeira Paulista anunciou a suspeita de uma morte. Um homem faleceu no domingo após 3 dias de internação apresentando sintomas da doença. Outro caso de morte suspeita foi registrado em São Sebastião.

Sul Fluminense

Nesta terça-feira (24) Resende registrou o primeiro caso confirmado da doença. Volta Redonda, que monta um hospital de campanha no estádio Raulino de Oliveira, computou a terceira morte com suspeita de coronavírus. Em Piraí, um idoso de 60 anos faleceu apresentando os sintomas da Covid-19. As causas das 4 mortes ainda não foram confirmadas e aguardam os resultados dos exames.

Brasil

Em todo o país, já são mais de 2.200 casos confirmados do novo coronavírus, com 46 mortes. São Paulo registrou 40 delas e o Rio de Janeiro as outras 6.


Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.