Lar dos Idosos de Bananal suspende visitas por precaução ao coronavírus


Em comunicado publicado em sua página no Facebook, o Lar dos Idosos de Bananal divulgou a adoção de medida preventiva para a preservação da saúde de seus internos contra o coronavírus suspendendo visitas por tempo indeterminado.

A medida começou a valer no sábado, 14 de março.

"As visitas dos responsáveis pelos idosos serão realizadas de maneira cautelosa. Esta medida visa proteger os idosos do contágio do Coronavírus. Desse modo, preservaremos a saúde dos mesmos que residem na ILPI", conclui a nota assinada pelo presidente da entidade, Antônio Carlos Ramos da Silva (Godô).

A publicação na rede social deixa o telefone (12) 3116-1335, do Lar dos Idosos de Bananal, à disposição para maiores esclarecimentos.


Os idosos, juntamente com portadores de doenças crônicas, integram o grupo de risco mais suscetível à doença Covid-19, provocada pelo novo coronavírus. Isso porque a baixa imunidade faz essas pessoas mais vulneráveis à ação do vírus e a complicações decorrentes dele, como síndromes respiratórias agudas graves.

Estudo do Centro para a Prevenção e Combate a Doenças da China em fevereiro identificou que a taxa de mortalidade avança conforme a idade.
Enquanto entre 0 e 49 anos ela não passa de 1%, entre 50 e 59 fica em 1,3%, entre 60 e 69 vai para 3,6%, entre 70 e 79 anos sobe para 8% e acima dos 80 chega a 14,8%.
Na semana passada, ao falar na Comissão Geral da Câmara dos Deputados, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou a atenção necessária a esse público. “O maior grupo de risco é formado pelos idosos e doentes crônicos. Estes é o grupo que queremos superproteger. Quando jovens ganham imunidade, o vírus cai. Quanto menos pessoas idosas e com doenças crônicas tivermos, menos usaremos os sistemas hospitalares”, destacou.
Quando o número de casos começou a ser  divulgado no Brasil, a maioria deles (40%) era de pessoas abaixo de 40 anos, enquanto os acima de 60 anos representavam 14% das pessoas infectadas.

No mais recente relatório divulgado ontem (14), o Ministério da Saúde informou que foram confirmados 121 casos de Covid-19 no Brasil. Além deles o país tem 1.493 casos suspeitos em 13 estados, com 1.413 casos descartados.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.