Bananal descarta todos os casos suspeitos e volta a ficar com quadro zerado


Exatamente um mês depois do anúncio dos 2 primeiros casos, Bananal fica zerado nas suspeitas de infecção

Bananal voltou a ficar sem qualquer caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus em seu quadro epidemiológico. 

Segundo o Boletim desta quarta-feira (22), os dois casos que constavam até ontem foram descartados e o município ficou zerado nesse tópico, atingindo no geral 29 descartes. O boletim mostra também que mais duas pessoas monitoradas foram liberadas e o número de isolamentos domiciliares caiu de 6 para 4.

A boa notícia mostra que as medidas restritivas adotadas até 14 dias atrás funcionaram. O período inclui o curto espaço de tempo em que foi desmobilizada a barreira sanitária na entrada principal da cidade. As autoridades sanitárias consideram sempre o período de incubação do vírus, de duas semanas, para a análise retroativa do quadro de contaminação.

Desde o surgimento dos primeiros casos suspeitos, há exatamente um mês atrás, no dia 22 de março, o município não estava zerado nos casos suspeitos. Entre 21 de março e hoje foram 31 dias de variações. O grande salto a provocar apreensão na cidade ocorreu entre os dias 13 e 14 de abril ao atingir 25 casos suspeitos. Com testes rápidos, o número de suspeitas foi decaindo até se estabilizar em dois casos nos últimos dias, antes de zerar as suspeitas de infecção.

O quadro zerado, mesmo passível de alteração a qualquer momento, é um alento nesse período entre meados de abril e maio, quando é esperada pelos especialistas a explosão de casos de Covid-19 pelo país, com riscos de colapso nos sistemas de saúde.

Com as precauções higiênicas e de distanciamento mantidas, agora reforçadas pelo uso cotidiano das máscaras de proteção que reduzem as chances de contaminação, renova-se a esperança de Bananal passar ileso pela crise sanitária.

Por justiça, há de se destacar o empenho e perseverança das autoridades e dos valorosos profissionais da saúde com atuação no município.

Sabe-se que qualquer deslize pode alterar o quadro completamente, devido ao alto poder de disseminação do novo coronavírus, mas a apreensão das últimas semanas dá lugar a um esperança renovada e a sensação de que a maior parcela da população, apesar dos sacrifícios, está colaborando decisivamente para o melhor desfecho possível.´




Postagem Anterior Próxima Postagem