Bananal e região recebem pelo Codivap o 2º lote de materiais de saúde contra Covid-19


 Em parceria com Ministério Público, CODIVAP inicia entrega do segundo lote de materiais de saúde a 27 municípios da região.
Com informações da Assessoria de Imprensa do CODIVAP
A Associação dos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê/Mogi – CODIVAP adquiriu novo lote de equipamentos médico-hospitalares destinados ao combate e prevenção da pandemia do Novo Coronavírus em vinte e sete cidades da região.
Em abril esses municípios já foram contemplados com a primeira leva de materiais, fruto de parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo por meio do Grupo de Atuação Especialde Defesa do Meio Ambiente – GAEMA (Núcleo Paraíba do Sul). A partir desta segunda-feira (22), Prefeituras beneficiadas iniciam as retiradas.
Compõem este segundo lote 500 termômetros clínicos digitais com infravermelho, 21.264 máscaras de proteção respiratória PFF2(s) para riscos biológicos, 15.000 aventais descartáveis impermeáveis não estéril com punho elástico, 1.020 caixas de luvas de procedimento em látex com punho, 1.000 frascos de álcool líquido etílico 70% 5.000ml, 1.000 frascos de álcool gel etílico 70% 5.000ml e 2.000 rolos de lençol de papel descartáveis 50x50cm. Eles são oferecidos às Prefeituras para escolherem suas respectivas prioridades e necessidades, dentro da verba liberada e ainda disponível ao município.
O montante recebido pela CODIVAP para as aquisições foi de R$ 1 milhão, oriundos de compensação ambiental de danos irreversíveis e intercorrentes no município de Tremembé. Para uma melhor logística, a compra foi dividida em dois lotes (abril e junho). O repasse foi embasado pelo Ministério Público e a Diretoria da CODIVAP, que estabeleceram um critério para a melhor forma de direcionamento dos recursos. Em comum acordo ficou definido que a verba deveria ter sua destinação vinculada à aquisição de equipamentos e insumos médico-hospitalares a serem distribuídos pela própria CODIVAP. Desta forma, foi elaborada uma listagem que contempla Tremembé, município onde os danos ambientais foram causados, e mais vinte e seis cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê/Mogi com o critério de até 25 mil habitantes distribuídos conforme o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – são elas: Arapeí, Areias, Bananal, Canas, Cunha, Igaratá, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Nazaré Paulista, Paraibuna, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São Luiz do Paraitinga e Silveiras.
Na avaliação do Diretor Executivo da CODIVAP, Augusto Pereira, a chegada de mais essa remessa da parceria com o GAEMA contribui diretamente para o enfrentamento desenvolvido nestes pequenos municípios. “Estamos na fase do aumento expressivo do número de pacientes testados positivos ao vírus, devido ao impacto das flexibilizações do Plano São Paulo. Sem dúvidas a chegada de mais insumos agregam diretamente para um melhor atendimento e diagnósticos da população da nossa região”, conclui.

Postagem Anterior Próxima Postagem