Municípios na fase Laranja do Plano SP terão opção de abrir comércio por 6 horas


Anunciada em coletiva de imprensa, medida autoriza lojas a abrir por 6 horas em 4 dias da semana em locais na etapa 'Controle' do Plano SP

Por Ricardo Nogueira, com informações do Governo de SP

O governo paulista vai publicar nos próximos dias um decreto que vai autorizar a ampliação do horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais em cidades que se encontram na fase 2 (Laranja), do Plano São Paulo, como é o caso de Bananal e demais municípios sob a jurisdição da DRS de Taubaté. A ampliação do horário será permitida para comércio de rua e shoppings.

O anúncio foi feito pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, em coletiva no início da tarde desta quinta-feira (2/7).

Com a mudança, as prefeituras terão duas opções para regulamentar as atividades comerciais: autorizar a abertura todos os dias da semana por 4 horas diárias ou apenas quatro dias por 6 horas diárias.

"Para os municípios e regiões que estão na fase laranja, que é a fase de controle, nós fizemos a avaliação da operação que existe hoje, recomendada, de quatro horas de funcionamento de 20% da capacidade. O ponto que o Centro de Contingência colocou aqui como opcional seria o funcionamento por seis horas durante quatro dias úteis", afirmou Patrícia Ellen. Respondendo a perguntas dos jornalistas, ela detalhou como é feita a tomada de decisão nas reuniões entre o conselho Municipalista e o Comitê de Contingência formado pelos especialistas em saúde.

O secretario de Desenvolvimento Regional,  Marco Vinholi, destacou que a medida aceita foi uma sugestão do conselho Municipalista integrado pelos prefeitos dos municípios de maior porte das regionais em saúde. (assista abaixo) 



A fase 2, também chamada de Controle, é uma das cinco fases previstas no Plano São Paulo, programa do Governo do Estado com orientações para uma retomada segura da atividade econômica durante a pandemia do coronavírus. Atualmente 11 das 22 regiões do Estado estão classificadas na fase 2.

Encontram-se nesta fase, parte da região metropolitana da capital, além das áreas de Campinas, Taubaté, Baixada Santista, São João da Boa Vista, Araraquara, Barretos e São José do Rio Preto. A nova classificação do Plano São Paulo será anunciada amanhã (3/7) em coletiva que contará com a presença do governador João Doria.


A classificação das fases (sendo a 1 com mais restrições e a 5, com menos) leva em considerações indicadores como ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e variação do número de casos e óbitos causados pela COVID-19.

Em cada uma das fases o Plano São Paulo prevê quais serviços estão autorizados a funcionar e quais regras sanitárias devem ser obedecidas.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.