Municípios na fase Laranja do Plano SP terão opção de abrir comércio por 6 horas


Anunciada em coletiva de imprensa, medida autoriza lojas a abrir por 6 horas em 4 dias da semana em locais na etapa 'Controle' do Plano SP

Por Ricardo Nogueira, com informações do Governo de SP

O governo paulista vai publicar nos próximos dias um decreto que vai autorizar a ampliação do horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais em cidades que se encontram na fase 2 (Laranja), do Plano São Paulo, como é o caso de Bananal e demais municípios sob a jurisdição da DRS de Taubaté. A ampliação do horário será permitida para comércio de rua e shoppings.

O anúncio foi feito pela Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, em coletiva no início da tarde desta quinta-feira (2/7).

Com a mudança, as prefeituras terão duas opções para regulamentar as atividades comerciais: autorizar a abertura todos os dias da semana por 4 horas diárias ou apenas quatro dias por 6 horas diárias.

"Para os municípios e regiões que estão na fase laranja, que é a fase de controle, nós fizemos a avaliação da operação que existe hoje, recomendada, de quatro horas de funcionamento de 20% da capacidade. O ponto que o Centro de Contingência colocou aqui como opcional seria o funcionamento por seis horas durante quatro dias úteis", afirmou Patrícia Ellen. Respondendo a perguntas dos jornalistas, ela detalhou como é feita a tomada de decisão nas reuniões entre o conselho Municipalista e o Comitê de Contingência formado pelos especialistas em saúde.

O secretario de Desenvolvimento Regional,  Marco Vinholi, destacou que a medida aceita foi uma sugestão do conselho Municipalista integrado pelos prefeitos dos municípios de maior porte das regionais em saúde. (assista abaixo) 



A fase 2, também chamada de Controle, é uma das cinco fases previstas no Plano São Paulo, programa do Governo do Estado com orientações para uma retomada segura da atividade econômica durante a pandemia do coronavírus. Atualmente 11 das 22 regiões do Estado estão classificadas na fase 2.

Encontram-se nesta fase, parte da região metropolitana da capital, além das áreas de Campinas, Taubaté, Baixada Santista, São João da Boa Vista, Araraquara, Barretos e São José do Rio Preto. A nova classificação do Plano São Paulo será anunciada amanhã (3/7) em coletiva que contará com a presença do governador João Doria.


A classificação das fases (sendo a 1 com mais restrições e a 5, com menos) leva em considerações indicadores como ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e variação do número de casos e óbitos causados pela COVID-19.

Em cada uma das fases o Plano São Paulo prevê quais serviços estão autorizados a funcionar e quais regras sanitárias devem ser obedecidas.
Postagem Anterior Próxima Postagem