Foto registrada no sertão de Bananal mostra clarão que pode ser o cometa Neowise.


Cometa ou Estrela Cadente nos céus da "Xandoca"? Previsão dos astrônomos é de que o Neowise seria visto no sudeste do Brasil a partir de amanhã(24)

Por Ricardo Nogueira, com informações do M.C.F 

Um clarão cortando o céu ao amanhecer de hoje, 23 de julho, no sertão da Xandoca em Bananal pode ter sido a passagem do cometa Neowise pela região.

O registro foi flagrado às 6h40 da manhã por Mônica Garcia Pereira, que trabalha na localidade. A belíssima foto foi tirada, por acaso, pelas lentes de um Samsung J4. A intenção era registrar o belo raiar do sol, mas pegou o clarão entremeando as nuvens do céu.

O registro foi publicado em rede social pela proprietária da residência onde foi feito o registro, a diretora e produtora teatral Mônica Alvarenga. Ela também é paisagista e foi a responsável pelo projeto de jardinagem executado na Praça Pedro Ramos, inaugurado no dia 21 de dezembro do ano passado.

As duas Mônicas ficaram na dúvida se o registro foi ou não do cometa.

Segundo informações do Monitoramento Climático Fluminense, desde os primeiros dias do mês de julho, começaram a surgir imagens do Cometa C/2020 F3 (Neowise) na internet. Até então, as imagens vinham de países do hemisfério norte.

O Neowise foi descoberto no dia 27 de março de 2020 nas imagens em infravermelho do telescópio espacial Neowise (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer), da Nasa. Entre 22 e 27 de junho, foi percebido um aumento no brilho quando passou pelo campo de visão do telescópio espacial de observação solar Soho. Como ele estava em direção ao Sol, não podia ser observado da Terra, mas deixou os astrônomos atentos, com expectativa de sua aparição no início deste mês.

No Brasil, a previsão era de que ele começaria a ser visto, na direção noroeste, a partir de 20 de julho. Inicialmente nos estados mais ao norte do país, como Roraima e Amapá.

Ainda segundo os astrônomos, após o dia 20 ele ficaria mais alto no horizonte e poderia ser visto em localidades ao sul. A previsão inicial era de que ele seria observado por moradores do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro a partir do dia 24, e no dia 26, estaria visível para todo o Brasil.

O cometa Neowise poderá ser avistado ao amanhecer e anoitecer.

Se foi ou não o Neowise sobre a Xandoca, só os astrônomos poderão esclarecer, mas avistar a beleza do alvorecer em seu horizonte já vale qualquer registro.

Postagem Anterior Próxima Postagem