Com aumento de 12 positivados e 27 suspeitos em 24h, além de 5 internados, Bananal prossegue com indicadores ruins.


Elevação dos casos começou exatamente há um mês e alcançou 1.350% no período

Por Ricardo Nogueira

Permanece o quadro crítico dos indicadores da Covid-19 em Bananal.

O boletim divulgado na noite desta quarta-feira, 05 de agosto, mostra não só a continuidade da piora nos números dos casos confirmados e dos suspeitos, mas também registra o maior número de internações simultâneas de pacientes do município em outras localidades. Agora são 5 internados (3 positivados e 2 com suspeita de infecção).

Dos 116 confirmados desde março até hoje, 55 pacientes se recuperaram e houve 1 óbito. Os casos ativos de infecção nesse momento somam 60, com 3 internados fora do município e outros 57 se tratando em isolamento domiciliar.

A alteração percentual nas últimas 24h referente aos casos confirmados foi de 11,53%. De anteontem para ontem a elevação foi de 6,12%. No acumulado dos 7 últimos dias, a elevação atingiu quase 40% (39,75%).


A elevação dos registros em Bananal foi iniciada exatamente há um mês, quando os casos confirmados saíram de 8 no dia 4 de julho para 12 no dia seguinte. A escalada nesse período de um mês, completada hoje, catapultou os indicadores para 116 numa alta de exatos 1.350%.

O número de pacientes recuperados teve elevação, saindo dos 48 de ontem para 55 hoje.

Casos Suspeitos

Assim como o número de contaminados, segue em alta também os casos suspeitos de terem contraído a doença.

Com um acréscimo de 27 suspeitas, os 132 de ontem passaram a ser 159 hoje. o indicador chegou a ficar abaixo de cem entre os dias 30 de julho e 02 de agosto, mas voltaram a subir do dia 3 em diante. A alta em 7 dias alcançou 63,9%.

Dentre os suspeitos, 2 estão internados fora de Bananal aguardando confirmação dos testes. Os outros 157 foram colocados em isolamento domiciliar.

Bananal soma agora 306 testes negativados desde o início da pandemia, aí incluído um óbito, meses atrás, cujo resultado saiu negativado para o novo coronavírus.

São José do Barreiro registra 5º caso confirmado

São José do Barreiro, um dos últimos municípios do estado a confirmar um caso de infecção no dia 27 de julho (já recuperado), anunciou hoje o registro de mais 4 casos confirmados de contaminação pelo vírus. 

A elevação linear dos casos na região do Vale Histórico já é uma realidade inconteste que merecerá reportagem especial detalhando a situação.

Na atual conjuntura, os casos declinam nas demais regiões do estado de São Paulo, mas se mantém elevadas na RM Vale, em especial no Vale Histórico, que concentra municípios de menor porte, sem infraestrutura adequada para o enfrentamento à doença, sobretudo em casos de internação.

A pouca oferta de leitos nas proximidades, já obriga os pacientes com quadro de internação a percorrerem distâncias cada vez maiores para conseguirem leitos. Em alguns casos, um verdadeiro périplo, de idas e vindas que duram horas entre os municípios valeparaibanos. 

Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.