Frente fria traz chuvas e ventos de intensidade moderada para Bananal, diz Climatempo


Volume de chuva não deve passar de 25 mm e a velocidade dos ventos não ultrapassará 22 km/h nas próximas 72 horas. Próxima semana começará com temperaturas mais baixas, com aberturas de sol e sem chuvas. 

Por Ricardo Nogueira, com informações do Climatempo

A frente fria originária do sul do país que começou a avançar para o sudeste na terça-feira e já provocou alerta da Defesa Civil do estado de São Paulo para várias regiões, incluindo Vale do Paraíba e Litoral Norte, não deverá resultar em clima muito adverso na área territorial de Bananal neste final de semana.

Uma grande e forte frente fria está passando sobre São Paulo com potencial para provocar temporais atípicos para agosto.

O alerta foi emitido com expectativa de ocorrerem, entre a noite da quarta-feira, 19, até a noite desta sexta-feira, 21 de agosto, em todas as regiões do interior e do litoral do estado, além da Grande SP,  chuvas fortes, com raios e rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h. Há risco de queda de granizo, inclusive para a região Sul Fluminense.

A Gazeta de Bananal consultou a previsão do Climatempo, específica para o município, e constatou que, a começar por esta sexta-feira(21), o clima no final de semana deve ser de chuvas moderadas, ventos a uma velocidade inferior a 25 km/h e temperaturas mínimas entre 9ºC e 12ºC, com as máximas chegando entre 15ºC e 19ºC.


O maior volume de chuva está previsto para esta sexta, com 25 mm, em dia e noite chuvosos. No sábado, o tempo chuvoso permanece, mas em volume menor, de 20 mm. O domingo será nublado, com aberturas de sol à tarde. Pode garoar durante a manhã e à noite.

As fortes rajadas de vento previstas para outras localidades também não constam na previsão do Climatempo para Bananal. A velocidade dos ventos por aqui devem atingir um máximo de 20 km/h nesta sexta, 22 km/h no sábado e 11 km/h no domingo.



A próxima semana deve se iniciar com temperaturas mínimas mais baixas do que o final de semana em Bananal, com 8ºC na segunda e 7ºC na terça, mas o tempo nublado deverá ter aberturas de sol. Não há previsão de chuva para os dois dias úteis.

Alerta da Defesa Civil

O alerta emitido pela Defesa Civil é uma medida preventiva para a previsão de chuva mais volumosa e prolongada a ser observada no estado, em especial no litoral paulista. A chuva no litoral deve ocorrer também no sábado, 22 de agosto, e pode ser volumosa. Volume de chuva acumulado entre a madrugada da quinta, 20, até o fim da noite do sábado, 22, é estimado entre 100 e 250 mm.

Para a cidade de São Paulo, o volume de chuva estimado entre a madrugada da quinta, 20, e o fim da noite da sexta, 21 de agosto, varia de 50 mm a 100 mm.

A chuva diminui bastante no sábado na Grande SP, no sul e leste de SP (onde se localiza o Vale do Paraíba), e o sol reaparece nas demais áreas do interior.
Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.