Frente fria traz chuvas e ventos de intensidade moderada para Bananal, diz Climatempo


Volume de chuva não deve passar de 25 mm e a velocidade dos ventos não ultrapassará 22 km/h nas próximas 72 horas. Próxima semana começará com temperaturas mais baixas, com aberturas de sol e sem chuvas. 

Por Ricardo Nogueira, com informações do Climatempo

A frente fria originária do sul do país que começou a avançar para o sudeste na terça-feira e já provocou alerta da Defesa Civil do estado de São Paulo para várias regiões, incluindo Vale do Paraíba e Litoral Norte, não deverá resultar em clima muito adverso na área territorial de Bananal neste final de semana.

Uma grande e forte frente fria está passando sobre São Paulo com potencial para provocar temporais atípicos para agosto.

O alerta foi emitido com expectativa de ocorrerem, entre a noite da quarta-feira, 19, até a noite desta sexta-feira, 21 de agosto, em todas as regiões do interior e do litoral do estado, além da Grande SP,  chuvas fortes, com raios e rajadas de vento entre 60 km/h e 80 km/h. Há risco de queda de granizo, inclusive para a região Sul Fluminense.

A Gazeta de Bananal consultou a previsão do Climatempo, específica para o município, e constatou que, a começar por esta sexta-feira(21), o clima no final de semana deve ser de chuvas moderadas, ventos a uma velocidade inferior a 25 km/h e temperaturas mínimas entre 9ºC e 12ºC, com as máximas chegando entre 15ºC e 19ºC.


O maior volume de chuva está previsto para esta sexta, com 25 mm, em dia e noite chuvosos. No sábado, o tempo chuvoso permanece, mas em volume menor, de 20 mm. O domingo será nublado, com aberturas de sol à tarde. Pode garoar durante a manhã e à noite.

As fortes rajadas de vento previstas para outras localidades também não constam na previsão do Climatempo para Bananal. A velocidade dos ventos por aqui devem atingir um máximo de 20 km/h nesta sexta, 22 km/h no sábado e 11 km/h no domingo.



A próxima semana deve se iniciar com temperaturas mínimas mais baixas do que o final de semana em Bananal, com 8ºC na segunda e 7ºC na terça, mas o tempo nublado deverá ter aberturas de sol. Não há previsão de chuva para os dois dias úteis.

Alerta da Defesa Civil

O alerta emitido pela Defesa Civil é uma medida preventiva para a previsão de chuva mais volumosa e prolongada a ser observada no estado, em especial no litoral paulista. A chuva no litoral deve ocorrer também no sábado, 22 de agosto, e pode ser volumosa. Volume de chuva acumulado entre a madrugada da quinta, 20, até o fim da noite do sábado, 22, é estimado entre 100 e 250 mm.

Para a cidade de São Paulo, o volume de chuva estimado entre a madrugada da quinta, 20, e o fim da noite da sexta, 21 de agosto, varia de 50 mm a 100 mm.

A chuva diminui bastante no sábado na Grande SP, no sul e leste de SP (onde se localiza o Vale do Paraíba), e o sol reaparece nas demais áreas do interior.
Postagem Anterior Próxima Postagem