Bananal avança para a fase amarela e permite retomada de todas as atividades comerciais, com restrições.


Retomada consciente é o mote a partir de agora, convergindo saúde e vida com a recuperação econômica do município

Após 5 meses com medidas restritivas nas fases laranja e vermelha baseadas no Plano SP, Bananal avançará, a partir da próxima segunda-feira(24), para a fase amarela, permitindo a retomada das atividades comerciais no município por um período de 6 horas nos dias úteis. As atividades continuarão suspensas aos domingos e feriados. O ramo hoteleiro poderá reabrir a partir do dia 28.

A medida de flexibilização (que não deve ser confundida com a liberação total da fase verde), é controlada, com restrições regulamentadas por um novo decreto assinado agora à noite pelo prefeito Carlindo Nogueira Rodrigues.

O decreto municipal nº 733/2020 possui 7 páginas detalhando o grau de flexibilização e as restrições a serem obedecidas pelos estabelecimentos. Para funcionar, eles estarão obrigados a implementar normas de higienização, distanciamento e controle para evitar aglomerações, além do uso obrigatório das máscaras de proteção.

A maioria dos estabelecimentos impedidos de funcionar nas fases anteriores poderão retomar suas atividades no dia 24. Dentre eles, bares, restaurantes, lojas de conveniência, academias de esportes, barbearias e salões de beleza ficarão restritos a atender entre 30 e 40% de sua capacidade.


Hotéis e pousadas estão autorizados a reabrir a partir do dia 28 de agosto, sob os mesmos critérios de restrição e limitados a atender 40% de sua capacidade.

Para a retomada, todos eles deverão assinar um Termo de Responsabilidade se comprometendo a obedecer as restrições e normas do decreto, para então obterem a Permissão de Funcionamento. O Termo ficará disponível no site oficial da prefeitura para ser baixado. Uma vez assinado, ele deverá ser enviado para o e-mail coronavirus@bananal.sp.gov.br para a emissão da Permissão de Funcionamento. (veja a íntegra do Decreto ao final da matéria)

Igrejas e Templos

A reabertura de templos religiosos, já a partir deste sábado(22), também está regulamentada no decreto. O acesso de fiéis ficará restrito a 30% da capacidade dos templos e igrejas. Eles deverão obedecer distância nos assentos e os bancos terão ocupação alternada entre um e outro.

A frequência será vedada para pessoas do grupo de risco, como idosos, gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas.  

Retomada Consciente

Para evitar repetir os erros verificados em várias localidades que não conseguiram manter a flexibilização e tiveram que retroagir de fase pela volta de nova onda de casos, Bananal deve agora ter como mote a retomada consciente.

Ter ciência de que a flexibilização deve ser utilizada com inteligência, disciplina e obediência às normas para consolidar a retomada dos seguimentos econômicos da cidade.

Acrescente-se que os cuidados com a saúde e com o próximo, agora convergem também para a recuperação econômica do município, na garantia do empreendedorismo e dos empregos tão essenciais na atual conjuntura.










Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.