Bananal avança para a fase amarela e permite retomada de todas as atividades comerciais, com restrições.


Retomada consciente é o mote a partir de agora, convergindo saúde e vida com a recuperação econômica do município

Após 5 meses com medidas restritivas nas fases laranja e vermelha baseadas no Plano SP, Bananal avançará, a partir da próxima segunda-feira(24), para a fase amarela, permitindo a retomada das atividades comerciais no município por um período de 6 horas nos dias úteis. As atividades continuarão suspensas aos domingos e feriados. O ramo hoteleiro poderá reabrir a partir do dia 28.

A medida de flexibilização (que não deve ser confundida com a liberação total da fase verde), é controlada, com restrições regulamentadas por um novo decreto assinado agora à noite pelo prefeito Carlindo Nogueira Rodrigues.

O decreto municipal nº 733/2020 possui 7 páginas detalhando o grau de flexibilização e as restrições a serem obedecidas pelos estabelecimentos. Para funcionar, eles estarão obrigados a implementar normas de higienização, distanciamento e controle para evitar aglomerações, além do uso obrigatório das máscaras de proteção.

A maioria dos estabelecimentos impedidos de funcionar nas fases anteriores poderão retomar suas atividades no dia 24. Dentre eles, bares, restaurantes, lojas de conveniência, academias de esportes, barbearias e salões de beleza ficarão restritos a atender entre 30 e 40% de sua capacidade.


Hotéis e pousadas estão autorizados a reabrir a partir do dia 28 de agosto, sob os mesmos critérios de restrição e limitados a atender 40% de sua capacidade.

Para a retomada, todos eles deverão assinar um Termo de Responsabilidade se comprometendo a obedecer as restrições e normas do decreto, para então obterem a Permissão de Funcionamento. O Termo ficará disponível no site oficial da prefeitura para ser baixado. Uma vez assinado, ele deverá ser enviado para o e-mail coronavirus@bananal.sp.gov.br para a emissão da Permissão de Funcionamento. (veja a íntegra do Decreto ao final da matéria)

Igrejas e Templos

A reabertura de templos religiosos, já a partir deste sábado(22), também está regulamentada no decreto. O acesso de fiéis ficará restrito a 30% da capacidade dos templos e igrejas. Eles deverão obedecer distância nos assentos e os bancos terão ocupação alternada entre um e outro.

A frequência será vedada para pessoas do grupo de risco, como idosos, gestantes, lactantes e portadores de doenças crônicas.  

Retomada Consciente

Para evitar repetir os erros verificados em várias localidades que não conseguiram manter a flexibilização e tiveram que retroagir de fase pela volta de nova onda de casos, Bananal deve agora ter como mote a retomada consciente.

Ter ciência de que a flexibilização deve ser utilizada com inteligência, disciplina e obediência às normas para consolidar a retomada dos seguimentos econômicos da cidade.

Acrescente-se que os cuidados com a saúde e com o próximo, agora convergem também para a recuperação econômica do município, na garantia do empreendedorismo e dos empregos tão essenciais na atual conjuntura.










Postagem Anterior Próxima Postagem