Candidatos a prefeito respondem perguntas de Associações e Conselhos de Bananal

 


Foram 14 questões formuladas por Associações de Moradores, Sindicato Rural, Conselhos Municipais, APAE e Estação Ecológica Bananal

Por Ricardo Nogueira

Por iniciativa de três associações de moradores ligadas à Serra da Bocaina - AMOVALE, AMPSA e AMOBOCAINA -, os 4 candidatos a prefeito de Bananal foram sabatinados respondendo perguntas de representantes de associações e de conselhos municipais em atuação no município.

As entrevistas ocorreram individualmente, nos períodos da manhã e tarde do sábado(16) e do domingo(17), no Galpão Fábio Meirelles, do Sindicato Rural de Bananal no bairro Formigas.

As entrevistas foram gravadas e postadas no Canal da Amovale no Youtube.

Foram 14 perguntas formuladas igualmente para os candidatos, com temáticas relacionadas às respectivas associações e conselhos. (veja as perguntas ao final da matéria)

Em ordem pré-estabelecida pelos organizadores foram entrevistados no sábado, os candidatos Dr. William (Coligação Renascendo Bananal) e Edson Aguiar "Ranchão" (Coligação Juntos com o Povo).



No domingo foi a vez dos candidatos Guinho (Partido Verde) e Eduardo do Banespa (Coligação Juntos por um Bananal Melhor).



Participaram da formulação das perguntas, representantes dos conselhos de Saúde, de Educação, de Desenvolvimento Rural Sustentável, de Turismo, de Defesa do Meio Ambiente, de Direitos da Pessoa Idosa, de Segurança, além do Conselho Tutelar. Também participaram representantes da APAE de Bananal, Sindicato Rural e Estação Ecológica Bananal. Veja abaixo o enfoque das perguntas formuladas igualmente aos candidatos.

1 - Conselho Municipal de Turismo

"Quais os projetos que você pretende realizar no setor de turismo durante a sua gestão, a curto e médio prazo, enumerando ações na área urbana e rural?"

2 – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – 

“Como você pretende tratar a questão do uso e ocupação irregular do solo, como loteamentos e construções irregulares, que vem causando a contaminação do solo (por falta de saneamento) e a supressão da vegetação, muitas vezes em locais de risco?”

3 – Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (Agricultura) – 

"Qual o compromisso do novo Gestor Municipal  em seu programa de governo para legalizar e estimular a venda de produtos dos produtores  rurais do nosso município, assim visando a comercialização local e municípios vizinhos?"

4 – Conselho de Segurança 

"Na área de segurança, como irão trabalhar de acordo com o plano diretor da cidade?"

5 – Conselho Municipal de Saúde – 

"Quais as propostas e ações de atendimento a saúde da população com mais  qualidade e eficácia, tanto fora e dentro do Município?"

6 – Conselho Municipal de Educação –

"Diante da situação que se encontra a educação no país, e seu agravamento devido a pandemia, quais suas propostas para modernizar e melhorar a qualidade de ensino em nossa cidade?"

7 – Conselho Tutelar – 

"Criança e adolescente não é futuro e sim "Presente".

Quais os projetos de políticas públicas de prevenção ao atendimento, para proteger nossas crianças e adolescentes?"

8 – Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa de Bananal – 

"O Art.5 da Lei 0257 de 24 de outubro de 2019 que trata da finalidade da Política Municipal de Envelhecimento Saudável e a Valorização, Promoção e  a Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa diz: "Assegurar a inclusão de dotação orçamentária compatível com as necessidades e prioridades estabelecidas pela legislação vigente, visando o efetivo  cumprimento dos Direitos das Pessoas Idosas na elaboração das peças orçamentária estadual e municipal: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Como, eleito, o Sr. pretende fazer isso?

9 – APAE Bananal– 

"Quais os projetos e contribuições que a prefeitura poderia acrescentar para a nova APAE Bananal?"

10 – Sindicato Rural – 

"Sabendo-se da importância do acesso nas propriedades rurais de Bananal , para a chegada de insumos e escoamento da produção, acessibilidade dos proprietários, deslocamentos de alunos até a escola, enfermos, turismo rural. qual a postura do sr. candidato se eleito for perante a patrulha rural para obras e manutenção das estradas rurais?"

11 – Amovale - 

"Em 2019 foi criada a Coordenadoria de Defesa Civil em Bananal.

- Entretanto não conseguiu-se estruturar a DC, por falta de recursos e ainda pela acumulação de cargos pelo profissional nomeado.

- Entendemos que a CDC deverá ter pessoa com dedicação exclusiva e remunerada.

- Desta forma terá como atribuição elaborar um PLANO DE CONTINGÊNCIA para o município, organizar cursos e treinamentos para membros da Brigada Voluntária, aquisição de equipamentos compatíveis para uma DC.

- Pergunta:

O que devemos fazer para termos no orçamento um fundo destinado exclusivamente para a Defesa Civil?"

12 – Ampsa 

"A Associação dos Moradores e Proprietários do Sertão do Ariró – AMPSA desenvolve entre suas atividades a manutenção da Estrada do Ariró (acesso a EEB) em regime de mutirão comunitário com eventual apoio de equipamentos por parte Prefeitura, também fazemos Vigilância da Cachoeira das Sete Quedas para uso consciente e preservação da mesma, sendo esta iniciativa integralmente bancada por recursos nossos. Perguntamos como  estas e outras ações em nossa comunidade estão inseridas no vosso plano de governo.”

13 – AmoBocaina 

"Considerando as restrições orçamentárias da prefeitura, como o candidato pretende assegurar a melhoria e conservação da infra estrutura de acesso à região da Serra da Bocaina (estradas e pontes sob a responsabilidade da prefeitura), assim como a prestação de serviços públicos municipais à população da serra, tudo isso com o respeito ao meio ambiente que a região requer?”

14 - Estação Ecológica de Bananal - 

"A Serra da Bocaina se configura como eixo central para diversas ações ambientais e atividades turísticas do município. 

A rede turística local depende quase que exclusivamente dos atrativos naturais para se manter e desenvolver. 

Por outro lado, a proteção da Serra e seus recursos ambientais são de fundamental importância para a manutenção da nossa biodiversidade e dos próprios recursos que são explorados por turistas e visitantes. De que forma está sendo pensado o desenvolvimento sustentável da Bocaina?" 


Postagem Anterior Próxima Postagem