Ação do Sindicato Rural e parceiros já executou mais de 1.500 testes rápidos para Covid-19 em Bananal e Arapeí

 

Pólo do programa "Semeando Esperança" do Sistema FAESP/SENAR, Sindicato Rural de Bananal recebeu 10 mil testes e continua fazendo os exames gratuitos para a população

Por Ricardo Nogueira, com informações e fotos do Sindicato Rural de Bananal

Uma ação, ainda em curso, executada pelo Sindicato Rural de Bananal em parceria com as prefeituras de Arapeí e de Bananal, já aplicou 1.524 testes rápidos para Covid-19 (IgC e IgM) nos dois municípios. A iniciativa faz parte do programa "Semeando Esperança", em parceria  com o Sistema FAESP/SENAR-SP.

A ação integra um trabalho de mapeamento nos Estados, disponibilizando gratuitamente os testes rápidos para serem feitos junto à população visando mitigar o contágio e conter o alastramento da doença.

Importante ressaltar que o trabalho continua à disposição dos moradores.

Como Pólo Receptor, o Sindicato Rural de Bananal recebeu 10 mil testes rápidos para atender a região. Na fase inicial do programa foi promovida, entre 10 e 25 de fevereiro, a Campanha de Testagem para Covid-19. Depois dessa fase o programa continua disponível com a testagem sendo realizada no Auditório do Sindicato Rural, rua Olegário Ramos n° 61, centro de Bananal.

Até o momento, um levantamento preliminar da equipe do Sindicato Rural aponta a realização de 1.186 testes no núcleo urbano de Bananal, 50 testes no Km 12 da rodovia Sebastião Diniz de Morais (SP-247, para o Sertão da Bocaina) e 200 em Arapeí, incluindo áreas urbana e rural do município vizinho.


Os testes oferecidos pelo programa "Semeando Esperança" são aplicados por equipes de saúde cedidas pelas prefeituras de Bananal e Arapeí. A ação conseguiu também mobilizar apoios no deslocamento dessas equipes para áreas mais distantes. Na aplicação dos testes no Km 12, por exemplo, a Igreja Adventista do Sétimo Dia cedeu suas instalações para a realização da testagem.

Além de continuar disponibilizando a testagem para a população, o Sindicato Rural de Bananal avalia a possibilidade de promover novas incursões para aplicação dos testes rápidos junto aos moradores de Rancho Grande e do Km 30 da SP-247.

Segundo a OMS - Organização Mundial da Saúde, a realização em larga escala de exames, combinada com o isolamento social e os cuidados de higiene, é o caminho ideal para proteger a população da pandemia.




Postagem Anterior Próxima Postagem