Cruzeiro anuncia 100% de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Santa Casa

 

Avanço da doença suplantou instalação de novos leitos abertos neste ano

Por Ricardo Nogueira, com informações da Prefeitura de Cruzeiro e do Governo de SP

Por volta das 10 horas da manhã deste domingo, 28 de março, a Prefeitura de Cruzeiro emitiu nota informando a ocupação total de leitos UTI destinados ao atendimento de Covid-19 no Hospital Santa Casa.

Cruzeiro é a principal referência em saúde para Bananal e demais municípios do Vale Histórico. Na pandemia, recebeu também a incumbência de tratar pacientes oriundos de Cachoeira Paulista, na sub-região do Vale da Fé.

Segundo a nota, os 100% de ocupação foram atingidos por volta das 21 horas de sábado, dia 27.

O próprio Hospital Santa Casa também divulgou a informação em rede social.

O comunicado da Prefeitura de Cruzeiro ainda destaca que, apesar dos esforços políticos para aumentar o número de leitos, a evolução da doença suplantou a capacidade de atendimento e deixa o quadro em situação de pré-colapso.

Na prática, isso representa que qualquer pessoa do Vale Histórico que necessitar desses leitos ficará à mercê de vagas em hospitais de qualquer região do estado onde o sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) designar para transferência.

Ao final, a nota reforça o pedido para que todos observem as normas sanitárias e o distanciamento social.

Leia abaixo a reprodução integral da nota:

A Prefeitura de Cruzeiro, enquanto interventora do Hospital Santa Casa, vem a Público informar que na noite deste sábado, 27, por volta das 21h, chegou-se ao 100% de ocupação dos leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), destinada a Covid-19 na entidade.

Trata-se do momento mais crítico da cidade desde o início da Pandemia, visto todos os esforços da entidade, bem como da municipalidade, para abrir mais vagas para toda região.

Vale lembrar, que da segunda quinzena de janeiro até a presente data, foram disponibilizados mais 18 leitos de UTI, por meio de esforço conjunto, entre Santa Casa, Secretaria Municipal de Saúde ( SEMUS) e Governo do Estado de São Paulo. 

Infelizmente, apesar dos esforços políticos, bem como da doação incessante dos nosso profissionais de saúde, a quantidade de pacientes que necessitam de tratamento intensivo aumentou exponencialmente, fazendo com que a entidade, referência para todo Vale Histórico, chegasse ao seu limite.

É importante ressaltar ainda, que não só Cruzeiro, mas a região e o Estado, sofrem com a falta de vagas em UTIs. Com isso, o colapso no sistema de saúde, se torna uma triste realidade.

Nesse momento difícil, é importante a união de todos e o esforço coletivo, para evitar a disseminação do vírus em nossa cidade. 

Mantenham o distanciamento social, utilizem máscaras e façam a higienização das mãos com água e sabão, e também álcool em gel.

Temos que cumprir as medidas restritivas, e todas as orientações das autoridades internacionais de saúde. 

Juntos vamos vencer mais essa batalha, só depende de nós!


Postagem Anterior Próxima Postagem