Cruzeiro anuncia 100% de ocupação dos leitos de UTI no Hospital Santa Casa

 

Avanço da doença suplantou instalação de novos leitos abertos neste ano

Por Ricardo Nogueira, com informações da Prefeitura de Cruzeiro e do Governo de SP

Por volta das 10 horas da manhã deste domingo, 28 de março, a Prefeitura de Cruzeiro emitiu nota informando a ocupação total de leitos UTI destinados ao atendimento de Covid-19 no Hospital Santa Casa.

Cruzeiro é a principal referência em saúde para Bananal e demais municípios do Vale Histórico. Na pandemia, recebeu também a incumbência de tratar pacientes oriundos de Cachoeira Paulista, na sub-região do Vale da Fé.

Segundo a nota, os 100% de ocupação foram atingidos por volta das 21 horas de sábado, dia 27.

O próprio Hospital Santa Casa também divulgou a informação em rede social.

O comunicado da Prefeitura de Cruzeiro ainda destaca que, apesar dos esforços políticos para aumentar o número de leitos, a evolução da doença suplantou a capacidade de atendimento e deixa o quadro em situação de pré-colapso.

Na prática, isso representa que qualquer pessoa do Vale Histórico que necessitar desses leitos ficará à mercê de vagas em hospitais de qualquer região do estado onde o sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) designar para transferência.

Ao final, a nota reforça o pedido para que todos observem as normas sanitárias e o distanciamento social.

Leia abaixo a reprodução integral da nota:

A Prefeitura de Cruzeiro, enquanto interventora do Hospital Santa Casa, vem a Público informar que na noite deste sábado, 27, por volta das 21h, chegou-se ao 100% de ocupação dos leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), destinada a Covid-19 na entidade.

Trata-se do momento mais crítico da cidade desde o início da Pandemia, visto todos os esforços da entidade, bem como da municipalidade, para abrir mais vagas para toda região.

Vale lembrar, que da segunda quinzena de janeiro até a presente data, foram disponibilizados mais 18 leitos de UTI, por meio de esforço conjunto, entre Santa Casa, Secretaria Municipal de Saúde ( SEMUS) e Governo do Estado de São Paulo. 

Infelizmente, apesar dos esforços políticos, bem como da doação incessante dos nosso profissionais de saúde, a quantidade de pacientes que necessitam de tratamento intensivo aumentou exponencialmente, fazendo com que a entidade, referência para todo Vale Histórico, chegasse ao seu limite.

É importante ressaltar ainda, que não só Cruzeiro, mas a região e o Estado, sofrem com a falta de vagas em UTIs. Com isso, o colapso no sistema de saúde, se torna uma triste realidade.

Nesse momento difícil, é importante a união de todos e o esforço coletivo, para evitar a disseminação do vírus em nossa cidade. 

Mantenham o distanciamento social, utilizem máscaras e façam a higienização das mãos com água e sabão, e também álcool em gel.

Temos que cumprir as medidas restritivas, e todas as orientações das autoridades internacionais de saúde. 

Juntos vamos vencer mais essa batalha, só depende de nós!


Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.