São Paulo e Palmeiras iniciam Libertadores com triunfos

 

Equipes da capital paulista atuaram fora de casa e retornaram com 3 pontos importantes

Por Lincoln Chaves - Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional

Atual campeão da Libertadores, o Palmeiras foi até o estádio Monumental de Lima, no Peru, na noite desta quarta-feira (21) e arrancou uma vitória de 3 a 2 sobre o Universitario em seu primeiro jogo na edição 2021 da competição continental. O triunfo do Verdão pela 1ª rodada do Grupo A veio graças a um gol do lateral Renan aos 49 minutos do segundo tempo.

Com este resultado, a equipe comandada pelo técnico português Abel Ferreira assumiu a liderança da sua chave, com 3 pontos, enquanto Defensa y Justicia (Argentina) e Independiente del Valle (Equador) dividem a segunda posição com 1 ponto, e o Universitario é o quarto sem ponto algum.

Início animador

Mesmo jogando fora de casa o Palmeiras conseguiu dominar as ações, o que lhe permitiu abrir o placar ainda no primeiro tempo. Aos 19 minutos o volante Danilo ganhou da defesa após cobrança de escanteio e conseguiu marcar. O placar só voltou a mudar na etapa final. Aos 6 minutos Rony cruzou rasteiro para Raphael Veiga chegar de primeira para ampliar para 2 a 0.Vitória dramática

Mas quando tudo parecia indicar que o time brasileiro não encontraria dificuldades para vencer, o zagueiro Alan Empereur foi expulso aos 18 minutos após cometer falta em Novick. O atacante Gutiérrez aproveitou a cobrança da infração para subir e marcar de cabeça.

E três minutos depois o mesmo Gutiérrez conseguiu empatar em cobrança de pênalti, assinalado pelo árbitro após Danilo tocar a bola com a mão dentro da área do Palmeiras.

Com isso, o jogo ganha em dramaticidade, com o Verdão passando a ser muito ameaçado pelo time da casa. Porém, já nos acréscimos da partida o Palmeiras conseguiu garantir a vitória final, quando o lateral Renan marcou de cabeça após cobrança de escanteio de Gustavo Scarpa.

São Paulo vence fácil fora de casa

O Tricolor atropelou o Sporting Cristal no estádio Nacional de Lima (Peru) por 3 a 0, pelo Grupo E.

A primeira chance foi do Sporting Cristal, em chute de longe do atacante Írven Ávila, aos 12 minutos, que o goleiro Tiago Volpi salvou com a ponta dos dedos. Quatro minutos depois, o volante Luan aproveitou a bola afastada, após cruzamento do lateral Reinaldo pela esquerda, e chutou de primeira. A redonda desviou na marcação e matou o goleiro Alejandro Duarte. Aos 23, o lateral Daniel Alves cruzou da direita e Reinaldo tentou de cabeça, mas parou em Duarte. A equipe da casa tentou reagir, mas o São Paulo segurou a vantagem.

O Tricolor continuou melhor na etapa final. Aos nove minutos, Daniel Alves rolou e Luan, da entrada da área, bateu colocado, procurando o ângulo, mandando por cima do gol. Aos 15, Luan roubou a bola na intermediária e o meia Martín Benítez, com liberdade, chutou de fora da área, no canto esquerdo de Duarte, ampliando o placar. Os peruanos quase descontaram aos 19, mas o atacante Washington Corozo, frente a frente com Volpi, parou no goleiro. Aos 35, o atacante Éder aproveitou cruzamento de Reinaldo pela esquerda e fechou o placar.

Nos minutos finais, o São Paulo teve o zagueiro Léo expulso pelo segundo cartão amarelo, mas nada que influenciasse a quinta vitória seguida do clube em 2021. O resultado significou, também, o fim de uma invencibilidade de 21 jogos do Sporting Cristal. Os peruanos não eram derrotados desde outubro do ano passado.

Até o duelo pela segunda rodada da fase de grupos, o São Paulo tem dois jogos pelo Campeonato Paulista. Nesta sexta-feira (23), o compromisso é contra o Santo André, às 20h, no Morumbi. Já no domingo (25), o adversário será o Ituano, no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), ainda sem horário definido.







Share on Google Plus

Sobre Ricardo Nogueira

RICARDO LUÍS REIS NOGUEIRA, jornalista (Mtb. 32.204 RJ), foi um dos fundadores do jornal, atuando como Diretor Executivo e Redator Chefe desde 1987. Atualmente, é o Editor Responsável da Gazeta de Bananal e coordena o projeto do portal eletrônico do jornal na internet.