Variante P1 da Covid-19 é encontrada em exames coletados em Cruzeiro

 



Variante foi detectada em dois homens contaminados em abril

Por Ricardo Nogueira, com informações da Prefeitura de Cruzeiro

No início da tarde desta quarta-feira, 05 de maio, a Prefeitura de Cruzeiro comunicou que a Secretaria de Saúde daquele município foi notificada, na data de 4 de maio de 2021 (terça-feira), pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica Estadual, que a variante P1 da COVID-19 foi identificada no município. A constatação se deu por meio de amostras coletadas no início de abril nos exames de 2 homens: um de 88 e outro de 35 anos de idade.

O comunicado explica que "a variante P1, identificada inicialmente em Manaus, em janeiro de 2021 apresenta mutações na proteína Spike (E484K, N501Y e K417Y), na região de ligação ao receptor, que geraram alterações de importância biológica, ainda em investigação. Algumas das mutações já foram avaliadas quanto ao aumento de infectividade ou virulência, e embora não haja evidências suficientes para mostrar que alguns vírus circulantes tenham maior virulência que outros, já sabemos que o cenário atual nos mostra um maior número de hospitalizações e número de infectados".

É o primeiro comunicado oficial de registro da variante P1 no Vale Histórico.

Cruzeiro é a 1ª referência em saúde de Bananal e demais municípios de pequeno porte do extremo leste do estado.

Em sua postagem na rede social, a Prefeitura de Cruzeiro reforçou as orientações para a população sobre a necessidade de manter as recomendações do Ministério da Saúde, como distanciamento social, utilização de máscara e lavagem e higienização das mãos constantemente.

Postagem Anterior Próxima Postagem