Vale Histórico: Novos decretos restringem horário comercial até 16h e mantém toque de recolher até 13 de junho

 

Restrições terão validade entre 07 e 13 de junho e poderão ser alteradas com base nos indicadores

Por Ricardo Nogueira

As altas taxas de transmissão de Covid-19 detectadas pelo Programa de Testagem da Microrregião do Vale Histórico levarão os municípios da região, através de decretos válidos por 7 dias, a aumentarem as restrições para os serviços não essenciais. Com algumas exceções, grande parte dos segmentos comerciais deverão funcionar até as 16 horas. O toque de recolher entre 21h e 6h da manhã para a população está mantido.

O Programa de Testagem, colocado em prática na semana passada, é acompanhado pelo recém formado Comitê de Contenção COVID-19 Microrregional, instituído por decretos dos municípios participantes. O grupo é composto pelos Secretários Municipais de Saúde e Técnicos da Vigilância em Saúde dos 8 municípios do Vale Histórico, mais Cachoeira Paulista, do Vale da Fé.

O estudo tem a finalidade de estabelecer potencial de transmissibilidade nessas cidades. O intuito principal é avaliar tecnicamente as ações a serem adotadas, sejam elas para flexibilizar ou restringir os serviços nos municípios, levando em consideração os resultados de toda a microrregião. Os resultados coletados são metodologicamente analisados, para que os outros decretos sigam as diretrizes baseadas em dados e evidências.

Baseado no estudo, desde 02 de junho o Comitê divulga boletins com levantamentos diários com taxas de transmissão pelo percentual de infectados nos grupos avaliados. A taxa de referência é de 30% de contaminação para pessoas sintomáticas e 20% para assintomáticos. Desde que os boletins começaram a ser divulgados a média geral da região ficou acima desses limites percentuais.

Com isso, foram divulgados Boletins de Alerta em sequência. A taxa de positividade para sintomáticos que buscaram os serviços de saúde foi de 38,26% em 02 de junho, 41,28% no dia 03, 35,14% no dia 04 e 38,10% em 05 de junho.

Medidas Restritivas

Diante desses indicadores, que nortearão as atividades nos 9 municípios participantes do Comitê de Enfrentamento da Microrregião foram definidas as próximas medidas restritivas de prevenção a pandemia da Covid 19 e os novos horários vigentes do comércio e demais estabelecimentos com validade entre 07 e 13 de junho.

Além dos horários limitados, todas as atividades não essenciais deverão funcionar com 30% da capacidade de lotação.

Boa parte dos segmentos deverá funcionar até as 16 horas, mas existem exceções.

Igrejas poderão funcionar até as 19 horas. Academias de Esportes e congêneres funcionarão por 8 horas dividas em dois períodos: de 6h as 10h e de 17h as 21h.

Restaurantes, Lanchonetes e Bares fecham às 16h, mas aos sábados poderão funcionar entre 9h e 21h.

A venda de bebidas alcoólicas está proibida entre as 20h e as 6h da manhã.

Espaços públicos como praças, quadras e parques ficarão fechados.



Postagem Anterior Próxima Postagem