Tirso Meirelles apresenta projetos integrados do agronegócio no Sindicato Rural de Bananal

 

Projetos foram elaborados com base em informações colhidas na Caravana FAESP Itinerante,  apresentando soluções de curto e médio prazo em 14 tópicos

Por Ricardo Nogueira

Tirso Meirelles, presidente do SEBRAE-SP e vice-presidente da FAESP e do SENAR-SP, apresentou na manhã desta quinta-feira (16/09) no Sindicato Rural de Bananal, as ações do Agronegócios – Projetos Integrados, um trabalho conjunto entre as equipes técnicas daquelas entidades e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na busca por soluções para as principais necessidades dos produtores.

Os projetos foram elaborados com base nas informações colhidas junto aos produtores na Caravana FAESP Itinerante,  apresentando soluções de curto e médio prazo em 14 tópicos: Febre Aftosa; Defesa Animal; Defesa Vegetal; Inspeção; Código Florestal; Estruturação; ICMS; Crédito e Seguro Rural; Conectividade Rural; Transformação Digital; Compras Públicas; Desenvolvimento; Feira do Empreendedor; Centro Operacional.

A reunião no Sindicato Rural de Bananal, aberta pelo seu presidente, Adriano Fonseca Rezende, contou com a participação de lideranças e produtores de São José do Barreiro, Areias, Queluz, Cruzeiro, Silveiras, Cachoeira Paulista, Lorena e Piquete, além de vereadores, representantes da Estação Ecológica de Bananal e da Gerente do Escritório Regional do SEBRAE em Guaratinguetá, Ariane Teixeira Canellas.

Complementando a fase de abertura da reunião, a Dra. Adriana Menezes da Silva, Primeira Secretaria da FAESP, fez uma rápida explanação do projeto e suas estratégias para, utilizando recursos, esforços e conhecimentos, suprir as necessidades destacadas pelos produtores rurais ao longo do ano passado e início deste ano. O intuito é apoiar os produtores, em especial os de pequeno porte, a fazer as transformações necessárias para garantir a sustentabilidade de seus negócios.

Logo em seguida, foi a vez do Dr. Tirso Meirelles abordar as ações dos Projetos Integrados para o Agronegócio. (a íntegra da explanação estará disponível a partir de amanhã pelo Youtube no Canal Bananal)

Ele externou satisfação por estar em Bananal para a reunião e não escondeu seu encanto pelos atrativos históricos e naturais do município.

Em declaração exclusiva para a Gazeta de Bananal ao lado da Dra. Lúcia Ferreira, do Sindicato Rural de Bananal e da Faesp, Dr. Tirso destacou os pontos dos Projetos Integrados e sua expectativa de implementação junto aos produtores de Bananal e região.

A abordagem técnica dos pontos do trabalho ficou a cargo  de Renato Fonseca, assessor da Presidência da FAESP (veja um resumo preparado pela assessoria da FAESP ao final da matéria)

Antes do encerramento da reunião pelo Presidente do Sindicato Rural de Bananal, Adriano Fonseca Rezende, os presentes participaram de debates e sugestões referentes aos projetos integrados de agronegócios.

Acompanhe abaixo os principais temas do agronegócio paulista pautados para serem debatidas na reunião:

Plano Safra

O Plano Safra 2021/2022, lançado pelo Governo Federal em junho, recebeu aumento de 6,3%. Serão R﹩ 251,2 bilhões destinados para suporte à manutenção do bom desempenho do setor. O Plano Safra trouxe pontos positivos, como a agricultura familiar, que teve uma verba maior, e os investimentos em Bioeconomia, que incluem linha de crédito para Turismo Rural, que é uma demanda antiga da Faesp; crédito para agroflorestal; e apoio na produção de bioinsumos.

Socorro emergencial

A Faesp manteve articulações com o Governo de São Paulo e conseguiu a liberação de crédito emergencial na casa dos R﹩ 100 milhões. A ajuda será disponibilizada para os produtores rurais com prejuízos por conta das geadas e crise hídrica.

Seguro Rural

O Governo do Estado anunciou em agosto a destinação de R﹩ 30 milhões para o Seguro Rural. Serão debatidos pontos de melhoria do seguro de modo a protege o agricultor contra eventuais perdas na lavoura.

Transformação

A pandemia Covid-19 acelerou tendências de consumo, de convivência e de formas de trabalhar que já despontavam como ‘novo normal’. O desafio é integrar todos elos dos mais diversos setores produtivos neste processo. Neste projeto serão trabalhados temas como conectividade rural, plataformas digitais e aplicativos de apoio à regularização e monitoramento, vendas digitais, organização em Arranjos Produtivos Locais, conquista de selo de Identificação Geográfica, formação de agroindústrias, fomento ao turismo rural, compras governamentais/agricultura familiar.

Geadas, crise hídrica e seca no campo

Orientações do Departamento Técnico da Faesp para manter o nível da eficiência e qualidade agropecuária, para orientar as atividades no campo de modo a reduzir os prejuízos causados pelas geadas, crise hídrica e seca no campo.

Operação Corta-Fogo

Campanha nas chancelas dos pedágios “Operação Corta-Fogo”, promovida pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), com apoio da Faesp e Sindicatos busca fornecer orientações e abordagem educativa sobre práticas contra incêndios florestais.

Febre Aftosa

O Estado vive momento importante da vacinação contra a febre aftosa para rebanhos bovinos e bubalinos, bem como o foco na erradicação da enfermidade no território paulista para garantir a efetiva imunização.

Funcafé

O Conselho Nacional do Café (CNC) ampliou o crédito por conta dos impactos das geadas no campo e irá destinar R﹩ 1,32 bilhão para as linhas de financiamentos do Funcafé. O Governo Federal estabeleceu que a concessão das linhas de financiamento seja atrelada à contratação de seguro rural.



Postagem Anterior Próxima Postagem