Chuva torrencial nas últimas 24h fez rio Paraíba transbordar em trechos do Sul Fluminense

 

Dados ainda não confirmados, mostram que região pode ter batido o recorde de chuva das últimas 24 horas em todo o Brasil

Por Ricardo Nogueira, com informações do Monitoramento Climático Fluminense

Boletins publicados pelo Monitoramento Climático Fluminense (M.C.F) registraram os efeitos provocados pela chuva persistente, de moderada a forte intensidade, entre a tarde de quarta-feira (27/10) e madrugada desta quinta-feira (28/10) na região das Agulhas Negras, Sul Fluminense. Em pouco mais de 12 horas o volume de chuva ultrapassou os 110 mm em muitas localidades dessas áreas.

Penedo, bairro de Itatiaia, acumulou 180 mm segundo a medição feita por uma estação meteorológica particular naquela localidade. Segundo dados ainda não confirmados, a estação meteorológica do INMET em Resende acumulou 198 mm de chuva no mesmo período. Se confirmado, a região bateu o recorde de chuva das últimas 24 horas em todo o Brasil.

Todo esse volume de chuva provocou o transbordamento de vários rios afluentes do Paraíba do Sul, que no final da manhã desta quinta-feira (28) já transbordava nas partes mais baixas em alguns trechos de Barra Mansa e Volta Redonda. No decorrer desta tarde o rio subiu mais um pouco. Cidades como Pinheiral, Barra do Piraí, Paraíba do Sul e Três Rios também podem registrar cheia significativa no nível do rio Paraíba do Sul nas próximas horas.

Chuva torrencial na região das Agulhas Negras


A chuva moderada de forma persistente começou a cair sobre os municípios de Itatiaia e Resende por volta das 14 horas da tarde de quarta-feira (27/10). Ela adentrou a madrugada desta quinta-feira (28/10) e em pouco mais de 10 horas o volume de chuva ultrapassou os 100 mm em diversos pontos da região.
Imagens de uma chácara na localidade do Jardim do Sol, em Resende, mostram a água na altura da cintura de pessoas dentro de residências. Vídeo também mostra enxurrada no centro de Penedo com o transbordamento do rio das Pedras.

Os maiores volumes de chuva registrados na região das Agulhas Negras foram, 188 mm na Pedra Selada, 168 mm em Penedo, 168 mm em Visconde de Mauá, 110 mm em Resende e 80 mm em Itatiaia.



Postagem Anterior Próxima Postagem