Virada para 2022 será com alerta para mais chuva nas regiões vizinhas a Bananal


Volume acumulado previsto para Bananal nas próximas 48 horas é de 75 mm, com ventos a 17 km/h e temperaturas entre 18ºC e 25ºC

Por Ricardo Nogueira, com informações do Climatempo

O último dia de 2021 em Bananal será chuvoso, com previsão de um volume de 45 mm, vento soprando a 17 km/h e temperatura entre 18° e 23°C.

Áreas de instabilidade começaram a se intensificar sobre a Região Sudeste do Brasil na quinta-feira, 30 de dezembro, provocando chuva muito forte sobre o litoral de São Paulo e sul do Rio de Janeiro.


A semana foi marcada por chuvas, fortes ventanias, quedas de árvores e alagamentos em vasta extensão territorial, com alagamentos em dezenas de localidades do Vale do Paraíba, Paulista e Fluminense, de São José dos Campos a Volta Redonda.

O rio Bananal, com forte correnteza no dia 28 de dezembro, chegou a ficar no limite do transbordo na área urbana, entre os bairros Canta Galo, Niterói e Laranjeiras (foto).

Em Barra Mansa chegou a circular boato de que teria havido uma tromba d´água em Bananal naquele dia, com a Gazeta recebendo dezenas de pedidos de informações de moradores da cidade vizinha. Os desmentidos foram acompanhados da orientação de que qualquer anormalidade em Bananal é noticiada pela Gazeta em tempo real. Em épocas chuvosas, o jornal acompanha os indicadores do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - e outros órgãos de previsão e monitoramento do clima, incluindo boletins da Defesa Civil dos estados do Rio e São Paulo.  


O volume de chuva no litoral de São Paulo foi muito elevado causando grandes alagamentos e enchente. Já houve queda de barreira na rodovia SP 55. Em cerca de 24 horas, o CEMADEN registrou de 100 mm a quase 185 mm. Mas na região de Ilhabela e de Caraguatatuba, o acumulado de chuva superou os 100 mm após 3 horas de chuva.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu boletim de alerta para várias regiões paulistas neste período, incluindo o Vale do Paraíba.

Em cerca de 24 horas, entre aproximadamente 00 h até meia noite da quinta-feira, 30 de dezembro, choveu mais da metade da média de chuva normal para todo o mês de dezembro no litoral norte de São Paulo.

Previsão de mais chuva

A situação é de alerta para todo o litoral de São Paulo, com a continuidade da chuva nesta sexta-feira. O excesso de chuva encharca as encostas aumentando o risco de deslizamentos de terra, especialmente nos trechos de serra das rodovias que levam ao litoral paulista e à região da Costa Verde (Angra dos Reis) no litoral sul fluminense.

Virada para 2022

A previsão é de muita nebulosidade e chuva frequente no litoral de São Paulo e no litoral sul do Rio de Janeiro na virada para 2022. Há risco de chuva moderada a forte em alguns períodos. O tempo permanece muito instável no primeiro fim de semana do novo ano, com previsão de mais chuva, que ainda poderá ser de moderada a forte.

O Climatempo prevê para Bananal o dia 1° de janeiro (sábado) chuvoso, com 30 mm de volume durante o dia e a noite. A temperatura varia de 18°C a 25°C com ventos a 17 km/h.

O volume previsto para domingo, 02 de janeiro, cai para a metade do dia anterior (15 mm) podendo ter período de sol com muitas nuvens, nublado, com chuva a qualquer hora.

Os primeiros dias úteis de 2022 em Bananal serão de sol e pancadas de chuva durante as tardes e noites, com volume entre 20 mm (dia 03) a 12 mm (dia 04). Os ventos devem soprar a velocidades entre 10 e 12 km/h.


Postagem Anterior Próxima Postagem