Climatempo alerta para mais chuvas entre o Vale do Paraíba e o noroeste do RJ, incluindo Petrópolis


Bananal terá volumes de chuva diários entre 40 e 12 mm no período de quinta a domingo

 
Ricardo Nogueira, com informações da Climatempo

No final desta manhã de quinta-feira (17), a Climatempo publicou informação em caráter de alerta para dias de tempo bastante carregado até o fim de semana, por causa da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS).

Com a atuação da ZCAS, os próximos dias seguem com risco de chuva forte e volumosa em muitas áreas do Rio de Janeiro.

Nesta quinta(17), o risco de chuva mais volumosa é prevista para a Região Serrana do Rio, Macaé e o Noroeste do estado. Mesmo assim, também chove forte nas demais áreas, inclusive no Grande Rio. A chuva pela manhã é mais isolada e fraca, mas a partir da tarde a chuva se intensifica nas regiões citadas.


A previsão para Bananal hoje é um volume de 40 mm com temperaturas entre 18° e 29°C.

Na sexta-feira(18), a chuva será intensa novamente por praticamente todo estado. Entre o Vale do Paraíba fluminense, até o Noroeste, incluindo a Região dos Lagos e de Macaé, a situação ainda é de alerta. Apenas o Grande Rio e a Costa Verde que não devem ter chuva muito volumosa, mesmo assim, pode chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos.

Em Bananal, a Climatempo prevê 12 mm de volume para chuva na sexta. No sábado, a previsão é de 25 mm e no domingo 20 mm.




Temporais no Rio de Janeiro

Nos locais onde os volumes acumulados serão maiores, até o próximo domingo, a previsão fica em torno de 80 a 150 mm em alguns pontos. O pior desta chuva fica entre a tarde desta quinta e a sexta-feira.

Com o solo já saturado, a Climatempo alerta para o risco de formação de novos pontos de alagamento, transbordamento de rios e córregos e deslizamentos de terra. Após a chuvarada da última terça-feira(15), o Rio de Janeiro enfrenta dias muito delicados. Até o momento, já são mais 100 mortes registradas na região de Petrópolis e o Corpo de Bombeiros ainda segue em busca de novas vitimas.

O volume de chuva foi impressionante e raro. Em apenas 4h, choveu mais do que a média histórica de todo mês de fevereiro. A média para o mês é de cerca de 200 mm na região de Petrópolis e, apenas entre o meio da tarde e o começo da noite, o valor se aproximou dos 230mm.

Até a atualização do dia 17 de fevereiro, Petrópolis acumulou cerca de 565,4 mm neste mês de fevereiro, segundo dados da estação de São Sebastião, do Cemaden. Isso representa quase o triplo da média de chuva do mês.


Postagem Anterior Próxima Postagem