Rio Paraíba amanhece transbordando neste sábado (05/02) no Sul Fluminense

 

Área de instabilidade despejou 101 mm de chuva em pouco mais de 1 hora na noite de sexta-feira (04) em Itatiaia

Com informações do Monitoramento Climático Fluminense

Segundo o último boletim da Agência Nacional de Águas (ANA) feito na sexta-feira (04/02), a represa do Funil continua mantendo a vazão acima do normal. Isso já esta acontecendo a alguns dias e vem contribuindo para manter o nível do rio Paraíba do Sul elevado em todo o Médio Paraíba Fluminense. 

Uma chuva torrencial, provocada em área de instabilidade estacionária, despejou 101 mm de chuva em pouco mais de 1 hora na noite de sexta-feira (04) em Itatiaia, Sul Fluminense. Isso equivale a metade da média de chuva para todo o mês de fevereiro.

Houve relatos de grandes pontos de alagamentos, transbordando de rios afluentes do Paraíba do Sul e deslizamentos de terra. Além de Itatiaia a chuva caiu com força e de forma volumosa em Resende, Porto Real, Quatis, Barra Mansa e Volta Redonda.

O transbordamento do rio em Barra Mansa já afeta o trânsito na área central da cidade, principalmente no trecho entre o Sesi e o Forum. Em Volta Redonda, estão interditados trechos da Beira Rio e pontos de passagem para os bairros Niterói, Aterrado e São Luiz.


Toda essa chuva ajudou a agravar a situação, contribuindo para aumentar ainda mais o nível do rio Paraíba do Sul (que já estava cheio) nessas cidades. A consequência está sendo sentida nesse começo de manhã de sábado (05/02). O rio já está transbordando em em diversos pontos de Barra Mansa e a tendência é de que o nível continue em elevação nas próximas horas, não só em Barra Mansa, mas também nas demais cidades da região por onde o rio passa.

Mais chuva

A previsão para esse sábado (05/02) indica a possibilidade de novos temporais isolados, porém intensos na região do Médio Paraíba Fluminense. A chuva pode ser localmente volumosa, o que pode interferir novamente no nível do rio Paraíba do Sul e alguns dos seus afluentes, a população ribeirinha deve ficar em alerta máximo e seguir as recomendações da defesa Civil.

Postagem Anterior Próxima Postagem