Barra Mansa libera uso de máscaras em locais abertos e fechados

 


Obrigatoriedade permanece apenas em unidades de saúde e hospitais para garantir a segurança dos pacientes

Por Ricardo Nogueira, com informações da Prefeitura de Barra Mansa

Através de Decreto Municipal, a prefeitura de Barra Mansa flexibilizou a utilização de máscaras de proteção contra a Covid-19 em locais abertos e fechados. A decisão foi adotada em função da significativa queda de casos graves da doença, internações e uso de respiradores.

O fim da obrigatoriedade já passa a valer a partir desta quinta-feira, 10 de março. Barra Mansa é o município de maior circulação de bananalenses fora do seu domicílio de origem para atividades de trabalho, consultas médicas e compras. Em Bananal e demais municípios paulistas a liberação só ocorre em espaços públicos ao ar livre.

De acordo com o decreto, as pessoas ficam desobrigadas do uso de máscaras em locais públicos, estabelecimentos comerciais, industriais, prestação de serviço, órgãos públicos e em espaços destinados à prática esportiva.

O uso da máscara continua obrigatório em unidades de saúde e hospitais.

Em locais de ensino público e particular haverá flexibilização apenas nas salas de aulas com 100% dos alunos vacinados.

Segundo dados divulgados pela Gerência de Vigilância em Saúde de Barra Mansa na quarta-feira, 09, o município registrou uma ocupação de 10% dos leitos clínicos e 0% dos leitos de UTI. Os respiradores ofertados também estão em 0% de ocupação.

Decretos no Rio de Janeiro e em São Paulo

A liberação do uso de máscaras foi inicialmente decretada no estado do Rio de Janeiro, na segunda-feira, 07, pelo governador Cláudio Castro. O Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), autorizou os municípios fluminenses a decidirem sobre a obrigatoriedade do uso em seus territórios, usando como base os boletins epidemiológicos de cada um.

Atualmente, o mapa de risco divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o estado do Rio de Janeiro permanece em bandeira amarela, de baixo risco para transmissão da Covid-19.

No estado de São Paulo, o governador João Doria assinou decreto liberando o uso de máscaras em locais abertos, ao ar livre, em todos os 645 municípios. Ele antecipou a possibilidade de ampliar a liberação para espaços internos a partir de 22 de março se os indicadores continuarem favoráveis.
Postagem Anterior Próxima Postagem