Doadora de 99 anos cede réplicas da Estação e da Locomotiva para a Estação Ecológica

 

Agora integradas ao patrimônio da Fundação Florestal, maquetes ficarão no mostruário da EEB para apreciação dos visitantes

Por Ricardo Nogueira

No ano em que completa 35 anos de existência, a Estação Ecológica Bananal recebeu em doação da Sra. Ilda Rosa, de 99 anos, maquetes com as réplicas da antiga Estação Ferroviária e da Locomotiva que, entre 1889 e 1962 fizeram o ramal entre o município e Barra Mansa.

As maquetes foram criadas, como hobby, pelo maquinista aposentado José Geraldo Rodrigues, de Barra Mansa, que ficou amigo da família através de Norma Rosa, a filha caçula de Dona Ilda.

Inicialmente, a intenção era formalizar doação ao município para que as maquetes ficassem expostas no Solar Aguiar Valim. Depois de tentativas frustradas ao longo dos anos e pouco interesse da municipalidade em receber a doação, a decisão pela Estação Ecológica se deu após uma visita de Norma meses atrás. Lá, teve a certeza de que as réplicas ficariam em local apropriado, conservadas com a devida dedicação e carinho. 

Norma conversou com um dos monitores do local, Lion, que levou ao conhecimento do gestor da Estação Ecológica, Thiago Nogueira, a intenção de doação de Dona Ilda. Manifestado o interesse em receber as réplicas, foi providenciada a documentação para a cessão das maquetes. Já inseridas ao patrimônio da Fundação Florestal, as réplicas foram entregues por Dona Ilda e a filha Norma Rosa no dia 06 de maio.

Após a entrega, Dona Ilda passeou pela Estação Ecológica, apreciando os atrativos naturais e uma das cachoeiras do local.



Postagem Anterior Próxima Postagem