Professor Danilo é homenageado com nome na revitalizada quadra poliesportiva do Nogueira Cobra

 


Hábil em conciliar disciplina e descontração, Danilo ajudou a formar gerações de bananalenses no campo esportivo e social

Por Ricardo Nogueira

O professor de Educação Física Danilo dos Santos Nogueira (1946-2008), foi homenageado na manhã de sexta-feira, 27 de maio, ao dar nome à quadra poliesportiva da Escola Coronel Nogueira Cobra.

A quadra foi reformada com novo piso, equipamentos esportivos e passou a ter estrutura coberta. Um antigo sonho dos alunos, educadores e gestores municipais.

No mesmo local, durante décadas, Danilo ministrou Educação Física a várias gerações de bananalenses. Seu estilo perspicaz e brincalhão (adorava colocar apelidos), rendeu muita afinidade com os alunos, ao mesmo tempo em que impunha um ritmo forte de treinamento na entronização das modalidades esportivas. Possuía a habilidade ímpar de conciliar disciplina e descontração. Ele também deu aulas em outras escolas do município e cidades do Vale do Paraíba.

A SOLENIDADE

O evento que inaugurou a quadra revitalizada e coberta contou com a presença do Prefeito William Landim da Silva e de boa parte de seu Secretariado, além de Diretores e ex-Diretores das Escolas Municipais. Também compareceram o Presidente da Câmara, Luiz Cosme Martins de Souza e os vereadores Osvaldo Ferreira, Ednaldo Valim, Karina Barros, Cristina Fontes, Matilde Khoury e José Ricardo Júnior.

Além do filho Thiago e da esposa Magali, a família do professor Danilo esteve representada por sobrinhos e por 4 de seus irmãos: Ernesto (Nestinho), Gracinha, Luzia e Jessélia.

Para abençoar o local, prestigiaram a solenidade o Padre Thiago Vituriano, da Paróquia do Senhor Bom Jesus do Livramento e o Pastor da Casa de Davi - Oração Deus de Todos os Povos, Luiz Cláudio Gonçalves (Banha), um dos ex-alunos do homenageado.


Os discursos proferidos pelos líderes religiosos e autoridades presentes enalteceram a relevância da obra para a educação esportiva na escola e tiveram citações elogiosas ao professor Danilo. Foram relembrados não apenas seus ensinamentos esportivos, mas também o seu legado de retidão e caráter na formação dos alunos. A solenidade foi permeada por diversos momentos de emoção e lágrimas.

DISCURSO DE AGRADECIMENTO

Coube a Thiago, primogênito do casamento de Danilo com Magali, discursar sobre a trajetória do pai, externando o sentimento de gratidão da família com a homenagem.


"Quando o Anderson veio me informar que queria muito dar o nome do meu pai para esta quadra, disse a ele que parecia transmissão de pensamento, porque todos os dias, quando vinha da minha casa para o trabalho passando por essa rua, eu observava o surgimento da quadra e sempre pensava: pôxa, meu pai iria ficar muito feliz em ver essa quadra novinha aqui no Nogueira Cobra.

Tempos atrás surgiram consultas para dar o nome dele a uma rua ou avenida, mas as coisas não aconteceram e hoje entendo o porquê. Porque era da vontade dele ter o seu nome gravado onde passou grande parte da sua vida. Aqui, neste exato lugar.

Ter o nome do meu pai nesta quadra de esportes, linda, moderna e que será de grande incentivo para que as crianças e jovens passem seu tempo praticando esporte - e assim obtendo saúde e educação -, nos deixa muito orgulhosos. Disse ao Anderson que seria uma honra para todos nós.

São tantas lembranças boas que vocês estão fazendo a gente reviver através desta homenagem. Só podemos dizer: Muito Obrigado por isso.

Tenho certeza que ele deve estar muito feliz, assim como nós também estamos.", enfatizou Thiago.


Após os discursos foi descerrada a placa com a denominação de "Professor Danilo dos Santos Nogueira" para a quadra do Nogueira Cobra.


A solenidade foi fechada com uma apresentação dos integrantes do projeto "Percussão", seguida por um grupo de dança de alunas da rede municipal. Depois, a bola rolou na quadra para um jogo amistoso de futebol de salão entre crianças de Bananal e de Arapeí.


A TRAJETÓRIA DO PROFESSOR DANILO

O Professor Danilo dos Santos Nogueira nasceu em Bananal no dia 03 de junho de 1946. Casou se em 1975 com Magali Valente e teve 2 filhos: Thiago e Tadeu.

Após estudar na infância e juventude em Bananal e Guaratinguetá, formou-se na Escola de Educação Física de Cruzeiro no inicio da década de 1980, incentivado pelo grande amigo, Prof. José Luiz Ferreira Guimarães. Iniciou sua vida profissional ministrando aulas no Colégio São Laurindo.


Em seguida, passou pelo antigo Grupo Escolar Coronel Nogueira Cobra e escolas municipais em Arapeí, Rancho Grande e Barra Mansa. Sua marcante trajetória como Professor de carreira no estado de São Paulo foi encerrada no município de Silveiras.

Professor Danilo foi um bananalense que abraçou várias causas e atuou de forma diversificada e repleta de êxitos no esporte, na comunicação e em festividades na cidade.

O amor pelo esporte - sobretudo o futebol - foi herdado da família, participando de amistosos e competições defendendo, como goleiro, os times locais durante a juventude. Após deixar os gramados foi Presidente da antiga CME - Comissão Municipal de Esportes, na administração do então Prefeito Sebastião Diniz de Moraes. Naquele período, fomentou o esporte amador na cidade, implementando campeonatos municipais e regionais. Esse trabalho fez com que atletas da cidade se destacassem a nível regional, especialmente no atletismo, basquete e futebol. Bananal se tornou uma potência no esporte naquela época.

Professor Danilo também criou a primeira Fanfarra do Colégio São Laurindo e a comandou por décadas, sempre exigindo de seus alunos seriedade e respeito à nossa bandeira. Os desfiles são lembrados até hoje por seus contemporâneos.


Danilo também se destacou no apito, comandando a espetacular bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Ritmo, popularmente conhecida como Escola do Morro. Por quase duas décadas, travou lindas "batalhas" com a escola de Samba co-irmã, a ESAB (Escola de Baixo). Com a escola de samba protagonizou vários desfiles na rua principal junto a amigos como Orlando e Fernando Caputo, Juja, Lado, Toninho Fagundes, dentre outros, ajudando a alçar o Carnaval de Bananal à fama que possui até hoje.

Por várias ocasiões assumiu também como Presidente da SAB, Sociedade Amigos de Bananal, onde promoveu bailes inesquecíveis com artistas de primeiro nível, em atrações como a Orquestra Tabajara do maestro Severino Araújo, Banda Biriba Boys e vários outros. Promoveu carnavais memoráveis, onde o Salão da SAB era uma das principais atrações carnavalescas para os foliões da época.


Na SAB também implementou o esporte, com sala de musculação e campeonatos de futebol de salão e voleibol.

Após integrar as equipes dos jornais impressos "Poder Jovem" (anos 60) e "Voz do Município" (anos 80), Danilo foi o pioneiro, no início da década de 90, da era da Rádio Comunitária em Bananal. Com o Jornal da Estância indo ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, durante anos foi sucesso de audiência na cidade com a sua chamada de abertura: "No arrrrrrr, Jornal da Estância!"


Na sequência de sua trajetória na área da comunicação, foi repórter de campo nas transmissões em rádios de Barra Mansa e de Volta Redonda, onde teve o privilégio de acompanhar seu time de coração, o Flamengo, de dentro de gramados históricos, como o Maracanã. Ali teve o privilégio de entrevistar ídolos como Romário e muitos outros craques.


Após se aposentar no Estado de São Paulo como professor, continuou com aulas em Barra Mansa.

A paixão pela música também fez parte da vida do professor Danilo. Participou de serestas e Festivais da Canção em Bananal nos anos 60 e, duas décadas depois, foi um dos autores da música "Aleluia, Bom Jesus", em louvor ao Excelso Padroeiro de Bananal, o Senhor Bom Jesus do Livramento.

Dentre as muitas iniciativas para manter as tradições existentes em Bananal, Danilo atuou fervorosamente para evitar o fim da Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, tomando frente e se desdobrando na organização de atividades que angariassem recursos para custear a festividade.

Danilo faleceu precocemente no dia 02 setembro de 2008, aos 62 anos, vítima de uma infecção hospitalar após procedimento cirúrgico para a retirada de uma bolsa de colostomia.

Deixou saudades eternas para sua família, amigos e alunos que, até hoje, guardam recordações de sua ativa participação nos mais variados segmentos esportivos e sociais, assim como por seu acendrado amor por Bananal.

Postagem Anterior Próxima Postagem