Bananal inaugura Base Comunitária do Corpo de Bombeiros

 


Base atenderá sub-grupamento de municípios do  extremo leste do Vale Histórico e terá missão de coordenar as ações de primeira resposta às emergências e na gestão de riscos e desastres em sua área territorial

Por Ricardo Nogueira 

Na tarde da última quinta-feira, 23 de junho, foi inaugurada em Bananal uma Base Comunitária do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (CBPMESP), que passará a ser de grande relevância no combate a incêndios e queimadas na área territorial dos municípios do Vale Histórico, além de ajudar a atender outros tipos de ocorrências.

A estrutura, no edifício Lúcia Nader, será compartilhada com a Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), já existente no local, e deverá também integrar trabalhos conjuntos com a Defesa Civil.

A composição da Base de Bombeiro Comunitária (BCom), sob a coordenação exclusiva dos militares do CBPMESP, ocorre somente nos Municípios conveniados que apresentem população residente inferior a 50.000 habitantes.

Ela é firmada através de convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública do Estado de São Paulo, com a criação do Programa de Cooperação de Bombeiros Públicos Voluntários na Primeira Resposta às Emergências e estabelece normas gerais de cooperação de bombeiros públicos voluntários, coordenados pelo CBPMESP.

A SOLENIDADE DE INAUGURAÇÃO 

A inauguração da Base Comunitária dos Bombeiros em Bananal contou a presença de representantes do 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros da PMESP, das Coordenadorias da Defesa Civil, servidores públicos e autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo dos municípios do Vale Histórico, da EEB (Estação Ecológica Bananal) e de entidades civis, além de populares.

Durante a solenidade foram entregues brasões para os brigadistas voluntários de Bananal e formalizado o nome da ex-vereadora Lúcia Nader para a sede da corporação, instalada na rua Sônia de Oliveira, nº 110, centro.

Após a execução do hino nacional, Pedro Enrico Nader, filho caçula da ex-vereadora Lúcia Nader, abriu os discursos na solenidade. Ele externou gratidão a todos que contribuíram na aprovação do nome de sua mãe para o edifício e ressaltou que esse era um dos sonhos dela para Bananal.


O presidente da Câmara de Bananal, Luiz Cosme Martins de Souza parabenizou o Prefeito de Bananal pela efetivação da medida e ressaltou que a base é fruto do empenho sucessivo de várias administrações,  servindo sobretudo a toda a população.


A relevância em caráter regional da Base Comunitária foi destacada pelo Prefeito de Arapeí, Renê Lúcio Gonçalves, que também colocou seu município à disposição para contribuir com os trabalhos da corporação.


O Prefeito de Bananal, William Landim da Silva, declarou que estava sendo realizado um sonho da população de Bananal. Ele leu uma rápida biografia de Lúcia Nader, destacando a justa homenagem prestada a ela. Agradeceu a presença dos representantes dos municípios do Vale Histórico e ao Comando do Corpo de Bombeiros por concretizar a implantação da Base Comunitária no município.


A solenidade foi finalizada pelo Coronel PM Luciano, SubComandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. Ele detalhou em números as ações da corporação no atendimento a ocorrências  por todo o estado, incentivou a adesão de mais voluntários para integrar a Brigada em Bananal e afirmou que a população poderá contar com os bombeiros em qualquer momento.


As Bases Comunitárias dos Bombeiros são compostas por 1 bombeiro Militar e pelos brigadistas voluntários. 

Em Bananal, o comando será exercido pelo Sargento Luiz Ricardo, Bombeiro Comunitário Militar do CBPMESP designado para a missão de coordenar as ações de primeira resposta às emergências, zelar pela padronização doutrinária da corporação nos atendimentos emergenciais e nas rotinas diárias da Base Comunitária (BC) e atuar na gestão de riscos e desastres de um ou mais municípios da área territorial do sub-grupamento de Bombeiros (SGB) de modo a fomentar o fortalecimento do Sistema Estadual de Atendimento de Emergências.

Nas centenas de Bases Comunitárias existentes no território paulista, costumam ser realizadas palestras, treinamentos e campanhas em setores da prefeitura e escolas municipais e estaduais. Também são promovidas campanhas visando o combate e prevenção de incêndio em vegetação. 

Bananal é zona de amortecimento da Serra da Bocaina, declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Possui uma Estação Ecológica e sofreu um grande incêndio em setembro de 2017, de grande repercussão na mídia.



COMO SE TORNAR UM BOMBEIRO VOLUNTÁRIO

Para atuarem como voluntários do Corpo de Bombeiros, precisa ser maior de 18 anos e preencher uma ficha na Base da Brigada Comunitária do Município. O documento será enviado ao Corpo de Bombeiros de São José dos Campos para análise e, se for o caso, aprovação dos interessados.

Dentre os requisitos básicos para o serviço voluntário, estão ainda: possuir o 2º grau (Ensino Médio) completo e não ter antecedentes criminais. Os inscritos ficam habilitados a fazer um curso de capacitação ministrado no Corpo de Bombeiros, em São José dos Campos.

O curso preparatório serve para instruir sobre como agir em situações de risco, seja para apagar fogo em matas ou eventualmente ajuda em outras ocorrências, como por exemplo, no salvamento em altura, salvamento veicular, incêndios domiciliares, APH (atendimento pré-hospitalar – primeiros socorros), entre outras situações.

Para falar com o Corpo de Bombeiros em casos de emergência, disque 193.





Postagem Anterior Próxima Postagem