Tempo bom no final de semana em Bananal antecede queda de temperatura e ventanias no Sudeste



Bananal terá sol no final de semana, com chuva em pequeno volume a partir da noite de domingo

Por Ricardo Nogueira, com informações da Climatempo 

Uma grande frente fria vai avançar pelo Brasil nos próximos dias e vai provocar mudanças em parte do Sudeste. Mesmo que não mude o tempo em toda a Região, a previsão indica bastante chuva, ventos intensos e queda acentuada de temperatura.

O fim de semana ainda será de sol na maior parte do Sudeste e as temperaturas ficam bem altas, em torno de 30°C em vários municípios, inclusive nas capitas. A umidade relativa do ar fica baixa e índices abaixo dos 30% são previstos para o interior de São Paulo e de Minas Gerais, além da Grande SP.

Bananal e região

As temperaturas no final de semana em Bananal e cidades adjacentes variam entre 15°C a mínima e 30°C a máxima.

O sábado, 27 de agosto, será de sol com algumas nuvens, mas não chove. Ventos soprando para o norte a 11 Km/h. A umidade relativa do ar deve variar entre 35% e 86%.



No domingo o sol permanece de manhã, com surgimento de nuvens ao longo do dia. Há 90% de chance de pancadas de chuva à noite, com volume fraco, de 5mm. A temperatura máxima prevista para o domingo é 30°C e a mínima 17°C.


Mudanças no tempo

A frente fria começa a avançar ao longo do domingo. O dia ainda vai começar com sol na maior parte da Região, mas já volta a chover a partir da tarde em cidades do sul e leste do estado de São Paulo e até o fim do dia chove nas áreas ao sul do Rio De Janeiro.

Na capital paulista, a previsão é de aumento de nuvens ao longo da tarde e com expectativa de chuva no período da noite. Já na Baixada Santista, no litoral sul e Vale do Ribeira, as nuvens já aumentam no período da manhã e chove a partir da tarde. A chuva vai se estender sobre o litoral por grande parte da segunda-feira (29), podendo acumular, em média, de 40 a 70 mm. A situação é de alerta nas praias. A Grande SP e os Vales do Paraíba e Ribeira terão uma segunda-feira de tempo fechado, com chuva em vários momentos e queda acentuada de temperatura. Será um dia bem gelado, com temperaturas que só caem no decorrer do dia.

No Rio, a chuva começa durante a noite do domingo, nas áreas do sul do estado. Os grandes acumulados se concentram durante a segunda-feira e o tempo fica fechado o dia todo, com queda acentuada nas temperaturas. Na Costa Verde e na Serra fluminense, a estimativa é de 50 a 100 mm. No Grande Rio, apesar do volume estimado ser inferior às áreas citadas acima, a situação é de atenção, pois há risco para períodos de chuva forte, com potencial para alagamentos.

Entre o domingo e a segunda-feira as rajadas de vento podem variar de 50 a 70 km/h pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro

As nuvens aumentam no sul de Minas, em Belo Horizonte e Zona da Mata no decorrer do domingo, mas não chove. O que será destaque nestas regiões é a queda de temperatura. Em Belo Horizonte, por exemplo, a temperatura cai bastante na terça-feira e a máxima não passa dos 19°C. Há risco até para geada na madrugada de terça na Serra da Mantiqueira.

No Espírito Santo a chuva se espalha no decorrer da segunda-feira, mas com volumes mais baixos em relação ao litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. O alerta é para ventos intensos. Entre sábado e domingo há previsão de rajadas entre 40 e 55 km/h pelo litoral sul capixaba. Na segunda os ventos são ainda mais intensos, a previsão é rajadas entre 55 e 70 km/h, especialmente no litoral. A temperatura também cai entre segunda e terça-feira.
Postagem Anterior Próxima Postagem