Bananal comemora Bicentenário da Independência em 4 dias de civismo e cultura

 


Desfile Cívico, Mostra Cultural, Feiras e Shows Musicais integram os 4 dias de programação no primeiro município paulista da Rota da Independência 

Por Ricardo Nogueira 

As celebrações pelos 200 anos da Independência do Brasil em Bananal contarão com desfile cívico e uma série de atrações culturais entre o feriado do 07 de setembro (quarta-feira) e o dia 11 (domingo). 

Os eventos estão sendo organizados pela AGEMTUR (Associação dos Guias e Monitores de Turismo) e pela Prefeitura de Bananal, através das secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo.

Bananal fez parte da rota do então Príncipe Regente D. Pedro em direção a São Paulo, em viagem que antecedeu a proclamação da Independência do país. Dois dias depois de sair do Rio de Janeiro, o futuro Imperador do Brasil entrou em terras paulistas por Bananal, pernoitando na fazenda Três Barras em 16 de agosto de 1822. (clique aqui para saber mais)

As comemorações pelo Bicentenário do Grito do Ipiranga terão início no Dia da Independência às 8h com hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional, na Praça Pedro Ramos (Matriz), seguido por desfile cívico das instituições de ensino do município pela rua Manoel de Aguiar até a praça. Às 14h será aberta, no Solar Aguiar Valim, a II Mostra de Artistas Locais com o tema "Bananal - Registros Culturais, Urbanos e Naturais". No primeiro dia haverá tarde de autógrafos com apresentação do músico Cláudio Belavista, o Belinha. Nos dias seguintes, a Mostra continuará aberta no Solar, nos períodos da manhã e da tarde.

Entre a quinta-feira (8) e o sábado (9), os guias da AGEMTUR promovem city tours gratuitos às 10h da manhã e, à tarde, às 15h.

No sábado se somam também a essas atrações as feiras de Artesanato, com as Entrelaçadas, e do Produtor Rural, entre 9h e 18h com inúmeras opções de produtos para os visitantes. Simultaneamente, haverá Aula de Dança Fitness às 10h, seguida de show às 13h com a Banda 2Rock, Dança de Rua às 15h com o Grupo "O Corpo Fala" e apresentação da Orquestra de Viola AVIBA, de São José do Barreiro, às 16h.

No domingo (11), as feiras irão das 9 às 17h, com apresentações culturais às 11h (Folia de Reis) e às 14h (Arte do Choro).


TRÂNSITO

Devido ao desfile cívico das escolas pelo Bicentenário da Independência na manhã do dia 07 de setembro, haverá alterações no trânsito, com interdição de ruas do centro histórico e desvio do tráfego de veículos para outros bairros no período entre 6h e 12h.

Para melhor orientação dos motoristas, a prefeitura divulgou um croqui, destacando as seguintes alterações:

- O centro Histórico ficará fechado das 6h até as 12h.

- O acesso para a Vila Bom Jardim será pela Rua Pedro José Nader, lateral ao Posto Ipiranga, ou pela Rua São José/SP-64  pelo bairro Formigas. 

- O trecho da Manoel de Aguiar entre a antiga Ultragaz e o posto Ipiranga ficará com a mão invertida para o tráfego de veículos que seguirem sentido Vila Bom Jardim. 

- O acesso pelas Formigas ficará liberado.


Postagem Anterior Próxima Postagem