Grupo Teatro do Imprevisto faz apresentações em Arapeí, Bananal e Areias

 

Em Bananal, atividades ocorrem no domingo. Projeto está com inscrições abertas para oficina gratuita de criação e manipulação de bonecos mamulengos

Por Ricardo Nogueira, com informações do GTI

O Grupo Teatro do Imprevisto (GTI), de São José dos Campos, começa nesta sexta-feira (23) sua agenda de apresentações em 3 cidades do Vale Histórico. Até a próxima segunda-feira (26), o grupo passará, em sequência, por Arapeí, Bananal e Areias.

Com atrações artísticas e de formação gratuitas para a comunidade, a caravana do projeto “As Três Marias, Estrelas do Sertão”, realizada pelo Programa Ação Cultural (Proac 2022), vai oferecer oficina de criação e manipulação de bonecos mamulengos, exposição fotográfica e de bonecos e espetáculos que mesclam teatro, música e interação com bonecos.

Em Arapeí e Areias as apresentações serão exclusivas para alunos das respectivas redes municipais. Já em Bananal, as atividades serão abertas ao público em geral.

Arapeí

Em Arapeí, das 10h às 18h, a EMEF Guilherme Henrique de Oliveira recebe as atrações do projeto "As Três Marias, Estrelas do Sertão", com a realização da oficina "Desvendando o Boneco de Mamulengo", e da exposição "Mamulengo, Gente em Forma de Boneco". Às 16h, tem o espetáculo de teatro musical "No Quintal do Mundaréu", que contará a curiosa história de Maria, a menina que não quer nascer, com música, dança, palhaçaria, teatro e manipulação de bonecos com o Grupo. 


Bananal

No domingo, em Bananal, a partir das 10h, na Praça da Matriz, haverá a exposição, e às 16h, para o espetáculo "No Quintal do Mundaréu". A oficina de criação e manipulação de bonecos será no Centro Cultural.

Oficina

A oficina “Desvendando o Boneco Mamulengo”, com a mestra-brincante Vivian Rau e o ator-brincante Ricardo Salem, será realizada no Centro Cultural Carlos Cheminand, das 9h às 13h. Pessoas a partir dos 10 anos poderão aprender a confeccionar e criar seus próprios bonecos e personagens para teatro de mamulengo, além de técnicas de manipulação, dublagem e criação de roteiro. Todos os participantes vão receber o material de apoio para a realização das atividades e poderão ainda levar para casa o boneco que produzir durante a oficina. 


A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados, que devem fazer a inscrição por um formulário online, disponível no perfil @grupoteatrodoimprevisto, no Instagram, ou pela fanpage facebook.com/teatrodoimprevisto. São apenas 20 vagas, então é melhor se apressar

Exposição

Entre 10 e 18h, na Praça Pedro Ramos, em frente a Igreja Matriz, o público de Bananal poderá conferir a exposição “Mamulengos, gente em forma de boneco”, que reúne paineis com fotos e histórias de mestres e mestras mamulengueiras do nordeste, como Edjane Maria de Lima, a Mestra Titinha, curadora da mostra e criadora do grupo de mestras mamulengueiras “Flor de Mulungu”, de Gloria de Goitá (PE). A instalação ainda conta com acervo de bonecos criados pelo GTI e Museu do Mamulengo de Gloria do Goitá (PE).

Além da exposição física, há também a versão online, com recursos de acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e audiodescrição, disponível no site do grupo: www.teatrodoimprevisto.wixsite.com

Teatro musical

O ápice da programação será a apresentação do espetáculo de teatro musical “No Quintal do Mundaréu”, com direção artística e musical de Luiz Carlos Laranjeiras, às 16h, na Praça Central, também com entrada franca e livre para todos os públicos. A peça apresenta a curiosa história de Maria, a menina que não quer nascer, e a Mulher-Palco-Útero, de onde são animados bonecos e “nascem” muitas crianças.

O ator Ricardo Salem e as atrizes Carolina Marques, Cibele Tomas, Izildinha Costa e Vivian Rau tocam instrumentos musicais, cantam, interpretam e animam bonecos. O espetáculo é um jogo poético e musical que denuncia a violência cotidiana sofrida por meninas e mulheres e celebra a vida de mulheres representativas das lutas femininas. O espetáculo é livre para todos os públicos.

Areias

Na segunda-feira (26), fechando a agenda de setembro, no Vale Histórico, o grupo estará em Areias em apresentação exclusiva para a comunidade escolar da Emef Antônio Pinto de Carvalho Neto, entre 9 e 18h. Todas as atividades são gratuitas e têm classificação livre para todos os públicos. 



Postagem Anterior Próxima Postagem