Mau tempo adia abertura do Natal em Bananal para 8 de dezembro


Árvore deste ano terá quase 7 metros de altura, coberta em crochê e ornada por 500 mandalas de tamanhos variados

Por Ricardo Nogueira


O mau tempo desses últimos dias atrasou em 24h os preparativos natalinos em Bananal. A abertura oficial das festividades de final de ano, inicialmente agendada para o início da noite desta quarta-feira(07/12), ficou para o dia seguinte.

Chuvas torrenciais tem caído sobre a cidade justamente nos períodos programados para a instalação dos enfeites nas praças e logradouros do centro histórico.

Será a 2ª edição do Natal Entrelaçado, com enfeites característicos da tradição de Bananal nas técnicas artesanais em fios, capitaneadas pelo crochê. A arte em fios entrelaçados em suas diversas técnicas (crochê, tricô, macramê, tricotim, bordado, etc) mobiliza um contingente de quase duas centenas de artesãos e moradores voluntários.

Na primeira edição do Natal Entrelaçado, em 2021, mais de 100 mil metros de fios, doados pela própria população, enfeitaram 4 praças, o portal da cidade e a entrada do bairro do Rancho Grande. Na montagem da árvore de Natal, com 5 metros de altura, foram utilizados 22.500 metros de fios. Neste ano, esses números aumentaram. Do tamanho da árvore natalina, à variedade e quantidade de peças.

As artesãs prometem mais novidades neste ano, incrementando a inovação do ano passado que agradou moradores e turistas. O Natal Entrelaçado obteve repercussão positiva a ponto de se transformar em mais uma marca inovadora de Bananal, a exemplo do que foram, anos atrás, as sombrinhas multicoloridas no Carnaval.


Por sinal, uma das novidades deste ano será a decoração com guarda-chuvas de crochê, suspensos sobre um trecho da rua lateral ao Fórum, entre as praças Pedro Ramos e Rubião Júnior.

A abertura foi reprogramada para as 20 horas desta quinta-feira (8) na Praça Rubião Júnior onde foi erguida uma super tenda para abrigar parte do público e shows de artistas locais e outras atrações natalinas. Na mesma praça estará a árvore símbolo do Natal de Bananal em 2022, com quase dois metros a mais do que a montada no ano passado, ornamentada em crochê, com mais de 500 mandalas.


No final de semana seguinte, dias 10 e 11 de dezembro, a Praça Rubião Júnior terá Feira de Artesanato com estandes produzidos pelas "Entrelaçadas", ou seja, as artesãs que integram o projeto que ornamenta o centro histórico de Bananal.

A exemplo do ano passado, a Gazeta e o Canal Bananal farão a transmissão ao vivo do evento, além de reportagens mostrando a cidade e seus destaques neste período natalino. 

As lives serão transmitidas simultaneamente pelo Canal Bananal no Youtube e pela página oficial da Gazeta no Facebook.

Relembre abaixo como foi, em 2021, a festa de abertura da primeira edição do Natal Entrelaçado.


Postagem Anterior Próxima Postagem