Arapeí: atletas participam do Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu na França

 

Professora de Jiu-Jitsu e aluna agradeceram apoios recebidos para custear a viagem e chegarem na Europa para a competição que começa nesta quarta-feira (25)   

Por Ricardo Nogueira

Após meses de empenho na busca por recursos para custear as passagens para Paris e realizar o sonho de disputarem uma competição internacional de Jiu-Jitsu, a lutadora de Arapeí Polônia de Cássia Geraldo e sua professora de luta, a carioca Tatiana Silva Cordeiro de Almeida, embarcaram para a Europa e vão lutar no Campeonato Europeu.

Elas saíram de Arapeí no sábado(21) rumo ao Aeroporto de Congonhas e de lá pegaram um voo para cruzar o oceano. Pousaram em Londres e depois seguiram para Paris. Nesses três dias de viagem, acomodação, rápidos passeios  e treinos, as duas estão na expectativa da estreia na competição europeia.

Polônia entra no tatame nesta quarta-feira, 25 de janeiro, às 13h no horário de Brasília (17h em Paris) para superar os maiores desafios de sua curta e vitoriosa carreira (leia ao final da matéria).

Tatiana inicia a competição no domingo (29) às 7h da manhã de Brasília (11h em Paris). A professora tem compartilhado as experiências da viagem em seu perfil no Instagram. Nos comentários, internautas de Arapeí e cidades vizinhas mostram toda a torcida pelas duas, sem deixar de elogiar a coragem de enfrentarem tamanho desafio.  

Foram meses de mobilização tentando recursos através de vaquinhas virtuais e rifas, mas dois apoios inesperados foram determinantes para a jornada rumo a Paris. Antes da viagem, Tatiana comemorou num post os apoios decisivos que consolidaram o sonho das duas rumarem para a competição europeia: "De uma simples conversa, Deus fez nascer um sonho e colocou no nosso caminho pessoas maravilhosas pra podermos realizar e ter essa experiência ímpar em nossas vidas".

Ela se refere a um arapeiense, Francisco, que reside em Paris e hospeda as duas em sua casa, e também à madeireira Carioba, que contribuiu com mais da metade do valor necessário para a viagem.


TRAJETÓRIA VENCEDORA 

Dedicada e disciplinada, a lutadora Polônia, natural de Arapeí, vem colecionando vitórias e medalhas em torneios competitivos desde 2021. A maioria deles disputados no Rio de Janeiro contra atletas de países sul americanos.

Seu talento, iniciado no judô, migrou para o Jiu-jitsu e ficou comprovado ao conquistar medalha de ouro logo na sua primeira competição em meados de 2021: o torneio Sul Americano Open de Jiu-Jitsu pela Categoria Pena Master 1, no Rio de Janeiro.

Após a destacada conquista, Polônia e sua treinadora, Tatiana, concederam entrevista no programa piloto do  Momento Esportivo em 12 de junho daquele ano, contando ao jornalista Ricardo Nogueira detalhes da vitória. Elas também falaram sobre o projeto de Jiu-Jitsu desenvolvido em Arapeí, as dificuldades na obtenção de patrocínio e os planos traçados para competições futuras. Pela entrevista, reproduzida abaixo, é possível conhecer o início da trajetória da atleta. (assista abaixo)


Desde então, Polônia vem colecionando medalhas em competições importantes do Jiu-Jitsu nacional e do continente sul-americano, como o Brasil Open, o Pan Americano, o Rio Challenge e o Mundial da categoria. A maioria das medalhas conquistadas por Polônia é de ouro, batendo atletas com melhores condições de treinamento.

Após dezenas de conquistas em apenas 3 anos de treinos e competições de Jiu-jitsu nos tatames brasileiros, Polônia tem agora a oportunidade de mostrar o seu talento e potencial no Campeonato Europeu em Paris.

Matéria atualizada às 6h55 de 25/01/2023

Postagem Anterior Próxima Postagem