RJ-157 entra na lista de obras emergenciais do governo do RJ para Barra Mansa

 


Danos mais acentuados na rodovia, com deslizamentos e avarias nas faixas de rolamento, estão no entorno do bairro Km 04

Por Ricardo Nogueira

Rodovia mais utilizada pelos bananalenses para acesso ao sul fluminense e a via Dutra, a RJ-157 entrou na lista de 25 obras emergenciais a serem executadas no município de Barra Mansa, castigado de forma contínua pelas chuvas de verão. A RJ-157 (rodovia Engº Alexandre Drable) é a extensão no lado fluminense da SP-64 (rodovia Álvaro Brasil Filho).

As ocorrências mais acentuadas na rodovia, com deslizamentos e danos nas faixas de rolamento, foram no entorno do bairro Km 04. Somente no último final de semana, uma árvore caiu sobre a pista, obstruindo os dois sentidos e, logo em seguida, num ponto próximo, um deslizamento de encosta levou terra e pedras para o acostamento e parte da faixa sentido Bananal-Barra Mansa. A RJ-157 já apresentava, naquelas proximidades, pontos de erosão e parte da pista ruiu anos atrás, com o tráfego fluindo em meia pista.

A definição do Governo do Estado do Rio nas obras emergenciais em Barra Mansa se deu no gabinete do prefeito Rodrigo Drable com a participação do secretário estadual de Infraestrutura e Cidades, Uruan Cintra. O encontro tratou das ações necessárias no município após a elaboração de laudos técnicos e fotos aéreas registradas nos locais atingidos pelas chuvas.

O presidente do DER-RJ, Pedro Henrique Ramos, também participou da reunião. Seu departamento será responsável por 5 obras a serem executadas em Barra Mansa. Além da RJ-157, o DER-RJ assumirá obras na RJ 153 (região da Serra da Mutuca), no Verbo Divino, no Getúlio Vargas e na Rua D. As outras vinte obras emergenciais serão divididas entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Cidades e a Emop-RJ. A estimativa é que sejam gastos mais de R$ 40 milhões nas 25 obras.

A RJ-157 foi o primeiro local visitado pelas autoridades após a reunião. Eles conferiram a situação, com o trânsito em meia pista em vários pontos por causa do deslizamento de terra e erosão.

Em seguida, foi visitado o bairro Verbo Divino, que sofreu com deslizamento e apresenta grande erosão, levando risco de desmoronamento sobre residências.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Rodrigo Drable falou sobre as ações necessárias, pediu compreensão aos moradores nas interdições de imóveis e agradeceu o apoio do Governo do Estado.

Postagem Anterior Próxima Postagem