Temporal provoca alagamento que invadiu casas no Pouso Seco e deixou vários estragos no Sul Fluminense

 


Moradores acreditam que uma tromba d´água na serra levou o rio Carioca a um transbordo sem precedentes, inundando dezenas de propriedades e desalojando famílias

Por Ricardo Nogueira 


A precipitação chuvosa de grande volume que caiu sobre a região sul fluminense e parte do extremo leste de São Paulo provocou inundações, quedas de árvores e de barreiras em estradas e áreas urbanas na tarde de sexta-feira, 10 de março. A Defesa Civil de Barra Mansa aferiu que, em menos de duas horas, um volume aproximado de 100 mm se precipitou sobre a região, principalmente naquele município.

No Pouso Seco, próximo à divisa entre os dois estados, moradores acreditam que uma tromba d'água na serra levou o rio Carioca a um transbordamento nunca antes visto. O transbordo alagou dezenas de casas no lado fluminense. Em rede social, um morador relata que a água atingiu 2 metros nas casas e famílias perderam tudo. Um dos pontos mais críticos foi na região popularmente conhecida como Cachoeirinha. A elevação do nível do rio sob a tempestade foi registrada por moradores e postadas nas redes sociais. Nas filmagens, eles confirmam que o transbordo atingiu um nível sem precedentes.


No final da tarde, a queda de uma barreira sobre a rodovia (antiga Rio-São Paulo) que liga Bananal ao sul fluminense impediu o tráfego de veículos próximo ao trevo para Barra Mansa/Angra dos Reis.

Nas primeiras horas da manhã, começaram relatos de estragos em propriedades limítrofes, já dentro da área territorial de Bananal. A ponte de ligação da estrada rural para a Fazenda Mangueira caiu.
 

ESTRAGOS EM BARRA MANSA E VOLTA REDONDA

O prefeito de Barra Mansa iniciou a semana avaliando decretar estado de calamidade no município pelos danos recorrentes dos últimos 3 meses de fortes chuvas, Na sexta-feira (10) uma nova precipitação volumosa gerou mais estragos, incluindo um dos maiores transbordamentos da história do rio Barra Mansa. Durante a noite, Drable publicou nas redes sociais informações sobre os estragos e recomendações para que os moradores evitassem transitar pela cidade. "Depois da trágica chuva da tarde de hoje, estamos enfrentando um dos maiores transbordos do Rio Barra Mansa de todos os tempos. Foram contabilizadas 52 barreiras com obstrução total ou parcial de rua, muitas árvores caídas e agora o alagamento", escreveu o prefeito barramansense.


Na manhã deste sábado, a manchete de capa do principal jornal da região sul fluminense, o "Diário do Vale", foi "Chuvas provocam caos em Barra Mansa e Volta Redonda". Na página interna, a reportagem destaca que a chuva atingiu 94mm sobre Barra Mansa em duas horas.



A matéria relata a série de transtornos, alagamentos e falta de energia elétrica nas duas cidades. Até a sede da Defesa Civil de Barra Mansa teve problemas, ficando sem telefone e luz.

Dentre as localidades atingidas estão os bairros Saudade, Bocaininha, Cotiara, Centro, as vias Presidente Kennedy e Sérgio Braga, dentre outros. Pelas redes sociais, foram registrados grandes pontos de alagamento nos bairros Santa Clara e Nova Esperança.

Em Volta Redonda, os pontos mais atingidos foram ruas da Vila Santa Cecília e Conforto. A avenida Amaral Peixoto, uma das mais movimentadas da cidade, também alagou.




 



        




      

Postagem Anterior Próxima Postagem