Bananal confirma 2ª edição da "Festa dos Povos" nos dias 6 e 7 maio

  



Com iguarias típicas das etnias que ajudaram a escrever a história da cidade, festividade fez grande sucesso em 2022 expondo artesanato e produção rural, embalada por shows musicais

Por Ricardo Nogueira

A Prefeitura de Bananal confirmou em rede social a realização da 2ª Edição da "Festa dos Povos" nos próximos dias 6 e 7 de maio. O evento obteve grande sucesso, sendo marcante no ano passado, e retorna pouco menos de um ano depois. 

A Prefeitura, através da Secretaria de Turismo, está definindo os acertos finais, mas o banner de divulgação já menciona atrações semelhantes ao da exitosa 1ª Edição do evento.


Em 2022 a 1ª Festa dos Povos foi promovida  nos dias 21 e 22 de maio tendo como mote principal barracas com comidas típicas de etnias que ajudaram a construir a história da cidade e outras convidadas. Naquela ocasião, a  festividade também agregou estandes da Feira do Produtor Rural e de artesãos de Bananal. Tudo isso embalado por shows com artistas locais e regionais, além de uma exposição de veículos antigos.

A inovação foi idealizada pelo COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) de Bananal, contando com o apoio estrutural da Prefeitura e de patrocinadores comerciais.

A fórmula alcançou o objetivo de incrementar o turismo, atraindo visitantes que lotaram, nos dois dias, a praça Rubião Júnior, no Centro Histórico. As vendas atenderam e, em alguns casos, superaram as expectativas dos empreendedores que acreditaram na ideia.

O evento foi também um sucesso nas redes sociais, merecendo incontáveis postagens e compartilhamentos capitaneados pela página oficial da Prefeitura de Bananal.  

O sucesso serviu como um "start" para a retomada dos setores que muito sofreram nos dois anos de pandemia: artesãos, produtores rurais, feirantes, comerciantes e artistas.

RELEMBRE COMO FOI

A Festa dos Povos teve início às 10 horas da manhã do sábado (21 de maio) oferecendo iguarias típicas da gastronomia italiana, portuguesa, árabe (libanesa), mexicana, americana (EUA), africana e brasileira. Todos os estandes e a tenda de alimentação foram instalados em frente ao Solar Aguiar Valim, um dos destaques arquitetônicos do centro histórico de Bananal.

Ao mesmo tempo, em seus estandes, produtores rurais disponibilizavam outras opções gastronômicas, passando por doces, biscoitos, linguiças artesanais, defumados, queijos, manteigas, bolinhos, bebidas derivadas da cana de açúcar, etc.



Logo nas primeiras horas o movimento já indicava êxito. No meio da tarde havia relatos de barracas que venderam todos os quitutes oferecidos ao público.

Para melhor orientação aos visitantes, integrantes da AGEMTUR (Associação de Guias e Monitores de Turismo de Bananal) ficaram à disposição na praça com flyers e materiais gráficos sobre os atrativos da cidade. 


As atrações musicais do sábado ficaram por conta do excelente Ricardinho, Voz e Violão no final da tarde e, à noite, com a dupla Roger e Rogério. A página da Prefeitura postou imagens ao vivo com trechos das apresentações.


No derradeiro dia da festividade (domingo, 22 de maio) o sucesso de público se repetiu. Incrementando o rol de atrativos, uma exposição de carros antigos ajudou a abrilhantar o evento. Dezenas de veículos, dos mais variados modelos e anos de fabricação, ficaram estacionados pelo entorno da praça para os apreciadores de coleções do tipo.


Nas atrações musicais durante a tarde, uma apresentação do Projeto Percussão com jovens do município, comandado pelo músico e compositor Cláudio Belavista (Belinha). Em seguida, o próprio artista fez uma apresentação solo no palco montado no lado oposto da praça, para visualização frontal dos espaços de alimentação e comercialização de produtos.
 

Em seguida, outro talento local se apresentou no palco de shows: Neto Paciello. A primeira edição da "Festa dos Povos" em Bananal foi encerrada com chave de ouro pela dupla Julinho Marassi e Gutemberg. Com incontáveis fãs em Bananal, "A Dupla" realizou um grande espetáculo, à altura da festividade, deixando o sentimento de "quero mais" para muitas outras edições da "Festa dos Povos" no município.


Postagem Anterior Próxima Postagem